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Reivindicações Básicas da UDEMO

1. Concurso público de provas e títulos para os cargos de Diretor de Escola e Supervisor de Ensino.

2. Melhor uso, pelo governo, das verbas da educação, priorizando-se o objetivo final, que é o aluno. Hoje, proporcionalmente, gasta-se mais com a administração do sistema do que com o sistema em si. O que chega na escola é pouco ou insuficiente;

3. Política de valorização salarial dos especialistas de educação, ativos e aposentados: reajustes salariais anuais, correções das distorções da carreira (LC 836/97, 948/2004 e 1143/2011), reposição de perdas, elevação do piso e compensação pela jornada de hora-relógio;

4 . Incorporação das gratificações e do bônus, com extensão a todos os aposentados;

5. Criação de uma política de saúde para os servidores públicos, incluindo a reforma e a readequação do IAMSPE;

6. Desburocratização e racionalização do trabalho nas escolas, priorizando-se o projeto pedagógico;

7. Trabalho integrado entre os diversos órgãos/setores da SE e as escolas;

8. Reestruturação, racionalização, valorização e acompanhamento dos cursos de capacitação e perfeiçoamento;

9. Fim das escolas de três períodos diurnos;

10. Avaliação e rediscussão da progressão continuada e do sistema de ciclos;

11. Política de combate ao excesso de faltas na rede, por parte dos profissionais;

12. Elaboração de uma Consolidação das Leis da Educação;

13. Discussão com as entidades da educação, quando da elaboração de novas normas legais (leis, decretos, resoluções, instruções, etc);

14. Agilização dos processos de interesse dos profissionais da educação;

15. Respeito à hierarquia e autonomia da direção da Escola;

16. Uniforme escolar: o uso, obrigatório ou não, deve ser decidido pela comunidade, através de suas instâncias representativas: Conselho, APM e Assembléia Geral de Pais e Mestres;

17. Revisão e preenchimento do módulo escolar;

18. Proibição de afastamento do pessoal das escolas para outros órgãos ou secretarias;

19. Realização, urgente, de concursos públicos para o pessoal de apoio, principalmente o Secretário de Escola;

20 . Transformação das escolas em Unidades Orçamentárias (UO) para que elas tenham orçamento próprio e possam gerir todos os seus recursos. Atualmente, elas são apenas Unidades de Despesas (UD).

21. Mais verbas para as escolas, mais rapidamente, e com menos burocracia para aplicá-las;

22. Verba para que as escolas possam contratar, individualmente ou em grupo, um contador;

23. Bibliotecas em todas as escolas, com profissionais qualificados para geri-las;

24. Sala de informática em todas as escolas, com profissionais qualificados para administrá-las;

25. Agilização dos procedimentos para as reformas dos prédios escolares, reparos e aquisição de novos materiais;

26. Garantia de segurança nas escolas, inclusive com zeladoria em todas as unidades;