| |
|
Texto da Semana
A função da educação é a humanização, ou seja, a inserção dos educandos na humanidade, conformada por experiências plasmadas na linguagem, na escrita, na música, nas artes. (Hannah Arendt)
Circunscrever
o foco da avaliação de desempenho à escola, não
avaliando o impacto da condição das famílias na performance
escolar, é pouco inteligente. E sustentar que a melhora do desempenho
de nossos educandos ocorre a partir da premiação de professores
é um gasto desnecessário e de pouca evidência de sua
eficácia.
Sem articulação
de políticas públicas que fechem o círculo da formação
de nossas crianças e jovens, envolvendo escola, família
e comunidade, todas as iniciativas se aproximam de tentativa e erro dos
nossos gestores. (Rudá Ricci)
Sabedoria é deixar o sufoco das 10 mil coisas não essenciais e focalizar os olhos na única coisa que é essencial. (Rubem Alves)
Em situações complicadas, esforços para melhorar as coisas frequentemente tendem a torná-las piores, algumas vezes muito piores e, ocasionalmente, calamitosas. (Jay W. Forrester)
Sabedoria é deixar o sufoco das 10 mil coisas não essenciais e focalizar os olhos na única coisa que é essencial. (Rubem Alves)
A aceitação de que não temos diante de nós todo o tempo do mundo cria o desejo de nos concentrarmos no essencial, em busca do máximo de felicidade que pudermos obter no futuro imediato. A inquietude da inexperiência e os desmandos causados por ela dão lugar à busca da serenidade.(Dráuzio Varella)
Estamos constantemente divididos: de um lado, a tentação de 10 mil coisas que demandam ação. Todas não essenciais. Do outro lado está uma única coisa: o essencial, raiz das 10 mil perturbações. (Tao-Te-Ching)
Eu mesma, se resolvesse partir em missão humanitária para o Haiti, ligaria correndo para passar a informação para a Mônica Bergamo, à Sonia Racy, às revistas "Caras" e "Cães e Companhia", sei lá, promoveria um escarcéu para que o mundo inteiro ficasse sabendo o quanto sou bacana e altruísta. Mas, veja só. Você não tinha notícia, meu dileto leitor, nem eu a menor ideia de que dona Zilda Arns estava em Porto Príncipe, nestes dias de janeiro, fazendo o que sempre fez: levando seu coração, seu conhecimento e seu esforço -aos 75 anos- até os mais necessitados. (Bárbara Gancia)
Quem nega um direito não está muito longe de o querer extinguir. (Eça de Queirós)
O fim da utopia marxista: os sindicatos, que antes funcionavam como instrumento de organização e mobilização do operariado para a tomada revolucionária do poder, agora constituem uma burocracia de neopelegos que passaram a ocupar posições estratégicas no aparelho de Estado e na máquina política. (F. Gullar)
O povo jamais será convencido a acreditar que a nomeação de um parente foi feita com base apenas no mérito. Tampouco pode aceitar que cargos confiados ao presidente, para fins públicos, sejam divididos como propriedade familiar.( T. Jefferson)
São as palavras e as fórmulas, mais do que a razão, que criam a maioria dos nossos julgamentos. (Gustave le Bon)
O dinheiro de imposto que as empresas destinam à cultura beneficiou certos artistas, mas não chegou à população. ( Juca Muller, sobre a lei Rouanet)
A casa é nosso reino. Tira-nos do cansaço da vida pública, nos dá fantasias, nos coloca aparentemente a salvo. O amor ao lar é tão profundo que qualquer político, por mais imbecil que seja, sabe que uma campanha favorecendo esse ideal de "conquista da casa própria" é sempre uma boa peça de propaganda. (Paulo Ghiraldelli Jr.)
O material escolar mais barato que existe na praça é o professor. (Jô Soares)
A dificuldade de valorizar a carreira do magistério não é um desafio apenas do Brasil. No entanto, na comparação com países desenvolvidos, os rendimentos dos professores brasileiros ficam muito abaixo de seus colegas europeus, por exemplo. E o que agrava mais a situação dos professores brasileiros e de outros países menos desenvolvidos é que, na Europa, os serviços públicos de saúde e educação são de alta qualidade, o que não acontece no Brasil, onde parte da renda acaba sendo destinada a suprir essa deficiência. (Célio da Cunha - assessor especial da Unesco).
Você pode ter os professores mais dedicados, os pais que oferecem o maior apoio e as melhores escolas do mundo, e nada disso vai fazer diferença se você não assumir as suas responsabilidades. (Barack Obama).
A situação do professor no Brasil continua preocupante. Minha impressão é que só agora começamos a acordar para isso, mas a dívida ainda é grande, pois a expansão do ensino fundamental se fez à custa da desvalorização do salário do magistério. (Célio da Cunha, assessor da Unesco).
O que de fato incomoda no Brasil é a ineficiência crônica do Poder Judiciário. A Justiça tarda e falha. (L. F. Carvalho Filho)
Metaforicamente, o poder é uma caneta. Ela assina ou deixa de assinar tudo o que expressa o próprio poder. A alternativa, ainda no plano metafórico, é a bala. Juntas, caneta e bala formam a tirania. Ou seja, o poder em sua forma absoluta. (C.H.Cony)
O que mais impacta (negativamente) na área educacional é a interrupção da política educacional, dependendo de quem está no governo. (Jorge Werthein, ex-representante da Unesco no Brasil).
Na história
da humanidade, resistir à dor sempre foi apreciado como ato de
heroísmo: o soldado no campo de batalha com a perna amputada, a
mulher em trabalho de parto sem dar um gemido, a criança imóvel
enquanto lhe arrancavam as amídalas despertavam respeito e admiração
geral. Para os mais religiosos, sofrer purificava as almas pecadoras.
Antes da descoberta da anestesia, é compreensível que a
medicina desse ouvidos a essa ideologia estúpida de valorização
do sofrimento. Diante da dor, o que podia dizer o médico além
de recomendar coragem, determinação e bolsa de água
quente?
Quando se vende um jogador, toma-se decisão em conjunto. O coração não fala mais alto que um contêiner de dólares [...] O objetivo final do futebol é dar retorno financeiro ao clube. (MÁRIO GOBBI, diretor de futebol do Corinthians)
Calorias são pequenos vermes inescrupulosos que vivem nos guarda-roupas e, durante a noite, apertam as roupas das pessoas. (Julia Bernardi, 6 anos de idade, definindo "calorias")
Relacionamento romântico é tão complicado... É tão difícil encontrar alguém de quem você goste que, quando encontra, pode ser até jacaré. (Ana Paula Arósio, atriz)
Quando vejo alguém furando fila até em lançamento de livro, lamento que boa parte das regras de convivência esteja saindo de moda. (Walcyr Carrasco)
"A música tem sido um poderoso instrumento terapêutico na história da humanidade. A ciência já comprovou que a exposição de um paciente a sessões musicais de quinze minutos antes de uma cirurgia provoca sensação de bem-estar capaz de reduzir o uso de anestésicos e sedativos em até 50%. (VEJA, edição 2124, de 2009)
"As pessoas, atualmente, precisam ainda mais de forças como o canto gregoriano para que possam se equilibrar, pois o homem está se perdendo em meio a tantas possibilidades materiais que o mundo tem oferecido, sem perceber que está deixando escapar os canais que o ligam ao mundo interior. O canto gregoriano é um deles". (João Alves)
Devemos dizer "não" tanto à ideologia ambientalista extremada como à desenvolvimentista inconsequente. A discussão deve ser técnica- e não ideológica. Só assim teremos sustentabilidade no desenvolvimento humano. (Roger Agnelli).
Ao defender o senador José Sarney de denúncias de irregularidade, o presidente Lula cria no Brasil duas categorias de cidadão: os "comuns", nós, e os "incomuns", a quem tudo se permite. (Revista Veja, nº 2118)
Todas as pessoas deveriam ficar doentes uns três dias por mês, para serem um pouquinho mais humildes. (D. Leão)
Para ganhar uma causa, três coisas são precisas: ter razão, saber impô-la e encontrar quem a dê.(Enrico Ferri)
Viajar é multiplicar a vida. De país em país, de costumes em costumes, o homem que nasceu com propensão e gosto para isso, renova-se e transforma-se. (Machado de Assis)
Não considero possível represar os abusos da imprensa com leis repressivas. Contra a imprensa não há outro remédio profícuo senão a mesma imprensa. (Camilo Benso)
Quando comprares uma valise, lembra-te de que chegará o dia em que tu mesmo terás de carregá-la. (Paul Morand)
O primeiro humano que xingou seu inimigo, em vez de atirar-lhe uma pedra, foi o fundador da civilização. (S. Freud)
A política não é nenhuma ciência, como supõem muitos senhores professores, é apenas uma arte. (Otto Von Bismarck)
A favela em que alguém cresceu não tem menor valor, em sua memória afetiva, do que o palácio em que cresceu o príncipe. (R.P. de Toledo)
Quem tem raça é cachorro. (João Ubaldo Ribeiro, sobre as cotas raciais)
A felicidade é uma coisa que depende mais de nós mesmos, do que das contingências e das eventualidades da vida. (Júlio Dantas)
Não é o mal em abstrato nem o mal que fazemos sem intenção, mas essa capacidade de fazer o mal deliberadamente que tenho dificuldade em entender. (D. Critelli)
Vem aí o imposto do solo criado. Depois, naturalmente, teremos a taxa da água imaginária e do esgoto suposto. Tudo isso, é claro, pra que o Estado Ideal possa pagar a limpeza urbana fictícia, a segurança inexistente, o transporte ilusório e a educação quimérica. É por isso que eu digo; este é o país dos meus sonhos! (Millôr Fernandes)
Se uma sociedade livre não puder ajudar os muito pobres, não poderá salvar os muito ricos.(J.F.Kennedy)
Não
podemos pretender que as coisas mudem, se sempre fazemos tudo igual. (A.Einstein)
A eutanásia é um tema muito polêmico porque envolve, a um só tempo, ciência e religião. (C.H.Cony)
Ninguém jamais vencerá a guerra dos sexos: há muita confraternização entre os inimigos. ( Henry Kissinger)
"O sentimentalóide é aquele que tem compaixão dos carrascos de Jesus Cristo: pobre gente, tão mal paga, para tamanha fadiga".(Leon Bloy)
A infância dura pouco. A juventude também é passageira. A velhice é definitiva. Quando se fica velho, é para o resto da vida. E, cada dia, fica-se mais velho.(Millôr Fernandes)
Com o poder acontece o mesmo que ocorre com o tempo: ou o transformamos em nosso bicho de estimação ou ele nos devora.(Lya Luft)
Nós somos feitos das mesmas matérias dos sonhos. (W. Shakespeare)
Os salvadores da humanidade fundaram as Inquisições, inventaram os campos de concentração, construíram os fornos crematórios, estabeleceram as tiranias.(Ionesco)
Muitas pessoas perdem as pequenas alegrias enquanto aguardam a grande felicidade.(Pearl S. Buck)
Os anos nada valem por si mesmos. A questão é saber agüentá-los, escová-los bem, todos os dias, para tirar a poeira da estrada, trazê-los lavados com água de higiene e sabão de filosofia. (M. de Assis).
Os bons costumes põem-se de acordo uns com os outros, por isso, perduram. (Sêneca)
Quem não pode o que quer, queira o que pode. (Leonardo da Vinci)
Não se enforcam homens por roubarem cavalos, mas para que os cavalos não venham a ser roubados.(Lord Hafilax)
Rico é aquele que recebe mais do que consome; pobre é aquele cuja despesa é maior que a receita.( La Bruyère)
Reformemos nossas escolas, e não teremos que reformar grande coisa em nossas prisões. (Ruskin)
Dentro de mim há dois cachorros: um deles é mau e cruel: o outro é muito bom. Os dois estão sempre brigando. O que ganha a briga é aquele que eu alimento com mais freqüência. (provérbio apache)
As opiniões discordantes servem para demonstrar que a verdade existe ; Deus sabe onde.(William Cowper)
A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Entretanto, esse direito não procede da natureza; é fundamentado em convenções. (J. J. Rousseau)
Quando
a gente acha que já viu tudo.... O mistério de um orçamento mensal é que dá sempre certo na primeira metade do mês e nunca na segunda. (Millôr Fernandes)
Ter filhos crescidos parece ser a melhor maneira de encontrarmos nosso espaço em relação a eles, num mundo que aboliu o lugar da infância. (Rosely Sayão)
De todas as armas confiadas pela necessidade aos governos, a suspensão de garantias, ainda que limitada, é a mais tremenda.(Rui Barbosa)
Jornalistas escrevem coisas banais sobre fatos extraordinários; escritores escrevem coisas extraordinárias sobre fatos banais. (James Joyce)
Não precisamos ser tão incrivelmente sérios, cobrar tanto de nós, dos outros e da vida, críticos o tempo todo, vendo só o lado mais feio do mundo. Das pessoas. Da própria família. Dos amigos. Se formos os eternos acusadores, acabaremos com um gosto amargo na boca: o amargor de nossas próprias palavras e sentimentos. Se não soubermos rir, se tivermos desaprendido como dar uma boa risada, ficaremos com a cara hirta das máscaras das cirurgias exageradas, dos remendos e intervenções para manter ou recuperar a "beleza". A alma tem suas dores, e para se curar necessita de projetos e afetos. Precisa acreditar em alguma coisa. (Lya Luft)
A gente quer mas não consegue furtar no peso da vida.(J.G.Rosa)
Uma vida não vale nada, mas nada vale uma vida.(A.Malraux)
Não leve nunca a vida muito a sério; de qualquer forma, você não sairá vivo dela.(Elbert Hubbard)
Quanto melhor se preenche a vida, menos medo se tem de perdê-la.(Alain)
Para compreender que o céu é azul em qualquer parte, não é preciso dar a volta ao mundo.(Goehte)
Há pessoas que só bebem em circunstâncias muito especiais. Mas consideram especiais todas as circunstâncias em que bebem.(Millôr Fernandes).
Entrar num negócio, preocupado apenas com o dinheiro que se vai ganhar, sem levar em conta o prazer que o trabalho pode proporcionar, é uma receita para a frustração. (Paulo Veras)
O marginal, baleado, morreu ao dar entrada no Pronto Socorro. Eis a famosa "porta assassina". Nestes casos, todos morrem ao passar pela porta do Pronto Socorro.(F.Klein)
Os ciclos econômicos têm como base a necessidade. Assim como foram criados os planos de saúde para suprir a deficiência do Estado no setor, logo surgiu a necessidade de suprir a ausência do Estado na segurança pública e, sobretudo, na segurança particular. Daí os muitos serviços que foram criados e desenvolvidos na base que costuma desaguar nos monopólios.(C.H.Cony)
Para viver tranqüilo, ocorrem cinco coisas: um copo de ciência; uma garrafa de sapiência; um barril de prudência; um tonel de consciência e um mar de paciência.(Santo Alfonso)
Os homens cometem os mesmos crimes, se bem que com aspecto diferente ; uns carregam a cruz como pagamento de seu crime; outros, uma coroa. (Juvenal)
De fato, no Congresso Nacional abundam os casos de congressistas que, em vez de biografia, têm folha corrida.(C.Rossi)
Dê o Saara a um tecnocrata e, em cinco anos, o deserto estará importando areia. (Henri Jeanson)
"Concurso Público: O concurso público
para acesso aos cargos públicos é direito de toda a população.
É por admitir servidores por meio desse mecanismo, que o serviço
público no Brasil conta com um número maior de mulheres,
de negros (as), de idosos (as), de portadores (as) de necessidades especiais
do que o setor privado. O concurso público democratiza o acesso
ao serviço público."(Vanderlei
Siraque, Prof. de Direito Constitucional, e Deputado Estadual pelo PT).
Algumas palavras, ditas a tempo, sempre foram capazes de resolver dificuldades que um discurso profuso, mais tarde, não faria mais que agravar. (J.Saramago)
Quando Newton formulou a lei da gravidade universal, sugerida pela maçã que diante dele caiu ao solo, colheu, sem sair do seu jardim, a verdade fundamental que revolucionou a astronomia, a física e com ela toda a ciência humana. Busquemos a verdade em nosso próprio jardim, observando em torno de nós, e induzindo dos fatos mais triviais as leis que revelam. Partamos da idéia de que, em torno de nós, ao alcance de nossos olhos, estão as leis que buscamos. (Spencer Vampré)
Não há, no mundo, o registro de um único povo que tenha prosperado por meio de esmolas. Portanto, é enganoso acreditar que se ajuda efetivamente os cidadãos, fazendo por eles o que eles podem e devem fazer por si próprios. (A. Lincoln)
O desvios das boas regras são tanto mais perigosos, quanto maior a altura donde procedem, e com tanto mais franqueza devem ser rebatidos, quanto mais elevada a autoridade que os apadrinhe. ( Rui Barbosa)
Viver honestamente, não ofender a ninguém, dar a cada um o que é seu; esses são os três fundamentos do Direito.(Justiniano)
Crianças e loucos dizem a verdade. Por isso, educam-se as primeiras e prendem-se os últimos.(Sofocleto)
Se aos ouvidos dos príncipes a verdade chegasse nua, sem as roupagens da lisonja, outros séculos correriam.(Cervantes)
Não devemos levar nossas falhas juvenis para a velhice, pois a velhice já traz consigo os defeitos que lhe são próprios .(Goethe)
"Tudo
o que eu tenho ganhei trabalhando. Cada um gasta o dinheiro como quer.
Vê se um rapper ou o cara que se deu bem continua morando na favela."
Para que alguém se sinta no dever moral de fazer qualquer coisa, é preciso que haja moral a ser preservada.(Dora Kramer).)
O Congresso deixou de votar, de legislar, de cumprir sua função... não é mais uma voz da sociedade, não é mais uma caixa de ressonância da opinião pública. Está meio sem função. O Congresso está na UTI, e ninguém do mundo político percebe que esse desapreço pelo Poder Legislativo é uma coisa que está minando as suas bases de sustentação... À medida que o Legislativo abre mão de suas prerrogativas, o Executivo invade espaços...(Garibaldi Alves- Presidente do Senado)
Qual é a primeira parte da política? A Educação. A segunda? A educação. E a terceira? A educação.( Michelet)
A vida é cheia de obrigações que a gente cumpre por mais vontade que tenha de as infringir deslavadamente.(M.de Assis)
Uma condição necessária ao pensar certo é não estarmos demasiado certos de nossas certezas. (Paulo Freire)
Entre o homem que se faz compreender e aquele que não se faz há um abismo de diferença. O primeiro salva sua vida. (Primo Levi)
Todos somos muito ignorantes. O que acontece é que nem todos ignoramos as mesmas coisas.(A. Einstein)
Os homens não possuem senão os bens, o corpo e a alma : os bens lhes são postos em perigo pelos jurisconsultos, o corpo pelos médicos, a alma pelos teólogos. E, no entanto, é raro ver-se um jurisconsulto em demanda, um médico que tome remédio ou um teólogo que seja bom cristão.(Castiglione)
Os homens não possuem senão os bens, o corpo e a alma : os bens lhes são postos em perigo pelos jurisconsultos, o corpo pelos médicos, a alma pelos teólogos. E, no entanto, é raro ver-se um jurisconsulto em demanda, um médico que tome remédio ou um teólogo que seja bom cristão.(Castiglione)
Tenho
pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver,
acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo
e maior amor ao coração dos homens. (Fernando Pessoa)
Ainda tenho esperança de que um dia haja limpeza e moralidade em nossos costumes...Não desejo que descubram um jeito de assassinar a esperança. (Saulo ramos)
O Brasil precisa rever o seu sistema de impostos, que hoje é amigo dos ricos e inimigo dos pobres.( Jiang Shixue, professor chinês, especializado em América Latina)
Cada educador, em sua condição de ser humano, pode ter a fé que sua consciência indique. Mas, em sua condição de educador, deve ter a fé na educação, porque até agora o homem não encontrou, em sua longa e comovedora aventura sobre a terra, nenhum instrumento que lhe assegure melhor o progresso e a convivência. (Franz Klein, sobre um texto de Couture)
Detesto quem é capaz de marchar em formação, com prazer, ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinhal. (A. Einstein)
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine, sem aplausos. (Chaplin)
Um leigo pensaria que, para criar, é preciso aguardar a inspiração. É um erro. Não que eu queira negar a importância da inspiração. Pelo contrário, considero-a uma força motriz, que encontramos em toda atividade humana e que, portanto, não é apenas um monopólio dos artistas. Essa força, porém, só desabrocha quando algum esforço a põe em movimento, e esse esforço é o trabalho. (Stravinski) Fumar é um hábito repugnante à vista, odiado pelo olfato, danoso para o cérebro e perigoso para os pulmões.( James I, rei da Inglaterra, em 1616)
Sr. Presidente, cumprimento-o por sua reeleição, pela guerra contra os confederados e a favor da abolição da escravatura. Presto também minha homenagem à grande república democrática, os Estados Unidos, e à sua pioneira declaração dos direitos do homem. (Karl Marx, quem diria, em carta ao Presidente Lincoln, em novembro de 1864)
Como católico que sou, digo que o catecismo é a melhor forma de produzir ateus. (Roberto Romano)
Creio que, na história da humanidade, o único suicídio tolerável de que se tem notícia foi o de Hitler. Automerecido. Mesmo porque Hitler não fazia parte da humanidade. (Saulo Ramos)
Tem gente que se acha honesta só porque não sabia da mamata. (Millôr Fernandes)
A não-violência é o primeiro artigo da minha fé. E é também o último artigo do meu credo.(Gandhi)
Deus protege os fracos e desamparados, mas um bom sindicato ajuda. (Millor Fernandes)
Antes de Mussolini e de Stalin já existiam as estrelas, e depois que eles tiverem passado elas ainda continuarão a brilhar. (Érico Veríssimo)
Uma criança, lendo os epitáfios nos túmulos de um cemitério, perguntou ao pai em que canto do cemitério se enterravam as pessoas ruins. (R.Sabatier)
Se a minha teoria da relatividade for comprovada, a Alemanha dirá que eu sou alemão, e a França, que eu sou cidadão do mundo. Se não for comprovada, a França dirá que eu sou alemão, e a Alemanha, que eu sou judeu. (A. Einstein)
Com certeza você
escolheu o primeiro. Parabéns, sua filha vai casar-se com Adolph
Hitler e não com Sir Winston Churchill.( F.K.)
"Eu
não bebo, não fumo, não jogo, não durmo tarde,
nunca acordo depois das 5:00, não tenho vida sedentária,
não como carne e não prevarico". (Gen. Montgomery,
no seu discurso de vitória sobre os alemães na África). "Eu
faço tudo isso, e sou o chefe dele" (Comentário
do Primeiro Ministro da Inglaterra, Sir Winston Churchill, a um assessor,
durante o discurso de Montgomery).
De acordo com o Talmude, há sete qualidades que identificam o sábio: 1- ele não diz em primeiro lugar a sua opinião, quando na presença de uma pessoa mais importante; 2- nunca interrompe a quem fala; 3- não responde prematuramente nem sem reflexão; 4- formula perguntas e respostas cabíveis no caso; 5- discute os assuntos pela ordem, e um só de cada vez; 6- quando ignora um assunto, admite a sua ignorância; 7- quando erra, reconhece o seu erro.
Toda a vida (ainda das coisas que não têm vida) não é mais que uma união. Uma união de pedras é edifício; uma união de tábuas é navio; uma união de homens é exército. E sem esta união, tudo perde o nome e mais o ser. O edifício sem união é ruína; o navio sem união é naufrágio; o exército sem união é despojo. Até o homem (cuja vida consiste na união de alma e corpo), com união é homem, sem união é cadáver. (Pe. Antônio Vieira)
Um jornalista, crítico de Cuba, afirmou: "Em Cuba, a situação está tão ruim que até as universitárias estão se prostituindo". Um outro jornalista, defensor de Cuba, respondeu:- " Ao contrário, em Cuba a situação está tão boa, que até as prostitutas têm nível universitário". Definitivamente, toda questão tem dois lados. (F.K.)
Coisas importantes a aprender com a Arca de Noé: 1)
Não perca o barco;
"Europeu, eu? Um negão desse?" ( Neguinho da Beija-Flor, sambista, depois de saber que 67,10% dos seus genes são europeus) Os genes que determinam
a cor da pele são uma parte ínfima do conjunto de genes
de uma pessoa. É como a diferença entre um Fiat amarelo
e um Fiat vermelho. Por dentro, são iguais.(Sérgio Pena,
geneticista, sobre a afirmação: Raça não existe)
Somente três países no mundo mantêm essa velharia de maioridade penal aos dezoito anos: Brasil, Colômbia e Peru. O resto do universo fixou essa responsabilidade penal abaixo dos dezesseis anos, a maioria aos dez. E o fizeram racionalmente, sem emoção, isto é, diante da realidade atual cientificamente comprovada: o jovem acima de dez anos distingue perfeitamente entre o bem e o mal. O cumprimento da pena, sim, é diferenciado. Enquanto menor, em instituições educacionais. Ao atingir a maioridade é transferido para a penitenciária. Transforma-se em preso alfabetizado, mas fica longe da rua até o final da pena. (Saulo Ramos, Código da Vida, 2007)
Matéria publicada na Revista Veja, de 11/07/07
Matéria publicada na Revista Veja, de 04/07/07
Matéria publicada no Jornal Folha de São Paulo, de 24/06/07. (Senado Federal:) Do épico à chanchada RUBENS RICUPERO --------------------------------------------------------------------------------
Matéria Publicada na Revista Pesquisa FAPESP, de Outubro 2006 - nº128. Mais
atenção ao coração feminino Andam tratando mal o coração das mulheres. Estudos realizados na Europa e nos Estados Unidos indicam que ainda hoje a saúde cardíaca feminina recebe menos atenção que a masculina, embora o infarto seja há anos considerado uma das principais causas de morte no mundo todo e não apenas entre os homens. Dos 7,2 milhõesde pessoas que a cada ano perdem a vida em conseqüência de problemas cardíacos, cerca de 3,4 milhões são mulheres, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Apesar de os números sugerirem que a diferença não é tão grande assim, boa parte dos médicos ainda não parece estar convencida. Uma das provas mais contundentes é um estudo publicado no primeiro semestre deste ano na Circulation, a mais importante revista em cardiologia clínica. Parte do projeto Women at Heart, lançado em 2005 pela Sociedade Européia de Cardiologia com o objetivo de chamar a atenção dos médicos para a saúde cardiovascular da mulher e aprimorar o tratamento dispensado a elas, o estudo envolveu a colaboração de 197 centros de cardiologia europeus e acompanhou durante um ano o atendimento dado a 2.197 homens e 1.582 mulheres, com idade entre 50 e 72 anos e diagnóstico de angina peitoral: aquela intensa dor no peito que queima feito brasa e se espalha para o pescoço e as costas, causando falta de ar e deixando o braço esquerdo dormente em geral o primeiro sinal de que o coração não anda nada bem. O trabalho mostrou que na consulta inicial a probabilidade de receber indicação para passar por um teste em que se acompanha o desempenho do coração durante o esforço físico eletrodos colocados no peito registram o ritmo dos batimentos cardíacos enquanto se caminha em uma esteira foi menor entre as mulheres do que entre os homens. Elas também receberam menos indicação de passar por um exame chamado angiografia, que investiga o estado das artérias do coração, do que os voluntários do sexo masculino. Os médicos prescreveram com mais freqüência medicamentos para evitar a coagulação do sangue ou reduzir o nível de colesterol para os homens do que para as participantes do estudo, mesmo depois de confirmado o diagnóstico de doença cardíaca. Entre as mulheres foi menor a chance de receber um implante de vasos para restabelecer o fluxo de sangue para o coração. Como já se deveria esperar, o risco de sofrer um infarto fatal ou não foi duas vezes maior entre as mulheres do que entre os homens. Os resultados desse estudo indicam uma subutilização sistemática de métodos diagnósticos e de tratamentos com as mulheres em comparação com os homens, embora ambos os grupos tivessem recebido o diagnóstico de cardiologistas e a angina das mulheres fosse mais intensa, escreveu a epidemiologista Viola Vaccarino, da Universidade Emory, Estados Unidos, em um comentário sobre o estudo publicado na mesma edição da Circulation. Segundo a epidemiologista, a menor utilização de exames não-invasivos no estágio inicial da doença traduz-se em atraso no diagnóstico e em danos mais graves à saúde. É importante combater a crença disseminada de que as mulheres não desenvolvem doenças cardíacas, exceto em idade avançada, escreveu Sharonne Hayes, da Clínica Mayo, Estados Unidos, em artigo publicado este mês na Nature Clinical Practice. Talvez
seja cedo para afirmar, mas o trabalho da Circulation pode justificar uma descoberta
feita por Viola Vaccarino no final da década passada. Analisando dados
de 380 mil pessoas com idade entre 30 e 89 anos que haviam sofrido infarto, ela
constatou que a perspectiva de recuperação era pior entre as mulheres
que entre os homens a situação era ainda mais crítica
para aquelas em que o problema havia surgido antes dos 60 anos. Também
levantou duas possíveis explicações para esse cenário:
o diagnosticado é muito tardio entre as mulheres ou só se identificam
os casos graves.
Matéria Publicada no jornal Folha de São Paulo, de 03/06/07.
Chaplin enfrentou os temas mais ousados HUGO
POSSOLO Chapéu
coco, bigode, bengala e andar marcado. Pronto. Não é preciso dizer
mais nada. Todos temos a imagem de Carlitos na mente. E Charles Spencer Chaplin,
que se auto-intitulava palhaço, fez de seu personagem um símbolo
para a poesia do humor que superou o arquétipo clownesco que o originou.
Todo palhaço representa um desajustado, mas a escolha do vagabundo é
tão simples e significativa que só reforça a dimensão
do gênio.
- Resultado de uma pesquisa realizada pela revista Veja, em 2006, sobre tatuagens: 80% dos entrevistados afirmaram não ter nada contra tatuagens; desses, 45% disseram que não permitiriam que seus filhos fossem tatuados. Cientificamente, então, apenas 35% dos entrevistados não têm nada contra tatuagem.
- Não se compreende que um botocudo fure o beiço para enfeitá-lo com um pedaço de pau. Esta reflexão é de um joalheiro. (Machado de Assis)
Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências juvenis e preparar os homens do futuro. ( D. Pedro II, num dos seus muitos ataques de demagogia e alienação)
RESOLUÇÃO
Nº 3, DE 3 DE AGOSTO DE 2005(*) Define
normas nacionais para a ampliação do Ensino Fundamental para nove
anos de duração. O presidente da Câmara de Educação
Básica do Conselho Nacional de Educação, no uso de suas atribuições
legais de conformidade com o disposto na alínea c do Artigo
9º da Lei nº 4024/61, com a redação dada pela Lei nº
9131/95, bem como no Artigo 90, no § 1º do artigo 8º e no §
1º do Artigo 9º da Lei 9.394/96 e com fundamento no Parecer CNE/CEB
nº 6/2005, homologado por despacho do Senhor Ministro de Estado da Educação,
publicado no DOU de 14 de julho de 2005, resolve: Art.
1º A antecipação da obrigatoriedade de matrícula no
Ensino Fundamental aos Art.
2º A organização do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos e da
Educação
Art.
3º Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação,
revogadas as disposições em contrário. CESAR
CALLEGARI
As
provas do SAEB mostraram que, entre 1995 e 2005, o rendimento dos alunos da educação
básica caiu 9,7%. O pior desempenho ficou com o Estado de São Paulo,
o mais rico da federação, que teve um recuo de 12%. O melhor desempenho
ficou com o Maranhão, que teve um recuo de apenas 0,5%. |
Decálogo A nossa escola é, por previsão constitucional, pública e gratuita. Portanto, ela tem de ser custeada pelos cofres públicos. Todas
as omissões do Estado, com relação aos itens acima, deverão
ser objetos de ofícios da direção
às Diretorias Regionais de Ensino, a fim de isentarem o
diretor de eventuais responsabilidades administrativas. |