Revista
do Projeto Pedagógico
I - Elaborando
o Projeto Pedagógico
7.
Plano de Gestão: Algumas Reflexões
O que deve conter o Plano de Gestão
A legislação que rege o Plano de Gestão define-o como o documento
que traça o perfil da escola, conferindo-lhe identidade e intenções
comuns de todos os envolvidos, norteia o gerenciamento das ações
internamente ao estabelecimento e operacionaliza o Projeto Pedagógico.
O Plano de Gestão envolve, portanto, todos os aspectos da escola, assim
como as ações que realizará e registrará: organização
e funcionamento da APM, do Conselho de Escola e do Grêmio estudantil *;
ficha cadastral da escola e quadro de alunos; síntese
do rendimento escolar do ano anterior. Anexo a ser renovado a cada ano; critérios
adotados para o agrupamento dos alunos; decisões
a serem tomadas pela unidade escolar, em virtude do resultado do SARESP. Anexo
a ser renovado a cada ano; caracterização
da comunidade e da clientela escolar, recursos físicos e materiais, recursos
da comunidade local, recursos financeiros, relações humanas e outros
recursos disponíveis; objetivos
específicos da Escola, metas a serem atingidas e ações a
serem desencadeadas (vinculados ao Projeto Pedagógico);
plano de trabalho dos núcleos de: direção, técnico-pedagógico
e operacional; matriz
curricular e diretrizes curriculares básicas; calendário
escolar e horário dos alunos. Anexo a ser renovado a cada ano; plano
de ensino, cujos objetivos serão alcançados ao longo de quatro anos; recursos
humanos: pessoal técnico-administrativo e pedagógico; horário
e escala de férias do pessoal administrativo- pedagógico; corpo
docente; projetos
de reforço e recuperação paralela; plano
de trabalho das HTPCs; estratégias
para o resgate da qualidade de ensino adotadas pela escola; coordenação
pedagógica - objetivos e ações; acompanhamento, controle
e avaliação por parte da coordenação; projetos
específicos da unidade; plano
de capacitação dos profissionais da escola, realizado internamente; cronograma
de atividades; critérios
de avaliação; avaliação
de competências- critérios; identificação do aluno
dentro de cada série ou etapa, com base no Projeto Pedagógico da
escola; controle
de freqüência; plano
de aplicação de recursos financeiros; critérios
para acompanhamento, controle e avaliação do trabalho realizado;* (*Esboço
de Plano de Gestão - DE de Bragança)
O que é o Plano de Gestão e de que maneira deve ser avaliado e reelaborado?
O Plano de Gestão nada mais é que uma nova versão do
Plano de Escola, documento relativamente estático ao seu tempo, hoje, com
característica dinâmica na medida em que deverá exercer acompanhamento
e controle de todos os fatos escolares, ao longo de quatro anos. "Visa, pois,
a operacionalização tanto do Projeto Pedagógico quanto do
Plano de Ensino". Não nos esqueçamos de que trabalhamos
no Sistema de Ciclos e que o coletivo docente deverá planejar os objetivos
e conteúdos de cada disciplina, para quatro anos; objetivos esses que devem
levar os alunos a incorporarem competências e habilidades.
O coletivo
definirá o que pretende do alunado ao final do Ciclo e planejará
os objetivos e conteúdos visando a essa finalidade.
Portanto,
é do sistema de Ciclos que se retira a idéia de que todos os alunos
podem aprender, uma vez que não haverá pressa no desenvolvimento
dos conteúdos, respeitando-se, portanto, o ritmo dos discentes.
Na reelaboração do Plano de Gestão/2003(04)-2006(07), é
necessária a análise do Plano anterior, no que concerne a:
objetivos
e metas projetadas, alcançadas ou não; dificuldades
encontradas ao longo do processo; ações
bem sucedidas, entre aquelas planejadas e as não realizadas; resultados
da aprendizagem dos alunos; realizações
projetadas pelos vários núcleos técnico-administrativos da
unidade; participação
da comunidade na elaboração e acompanhamento do Plano; criação
de canais de democratização das informações entre
todos os segmentos da escola e consolidação de novos mecanismos
de democratização, buscando a ruptura com a cultura autoritária
da escola". atuação
da APM, Conselho de Escola e Grêmio, naquilo que lhes é pertinente.
Plano de Gestão, uma peça gerenciadora do Projeto Pedagógico
e do Plano de Ensino Efetivamente, o mais importante componente do Plano de
Gestão é o que se relaciona à operacionalização
e acompanhamento dos objetivos e metas do Projeto Pedagógico (PP) e do
Plano de Ensino, posto que eles dizem respeito à qualidade do ensino que
irá ser levado aos alunos.
Mas, aqui cabe uma observação:
se o Plano de Gestão é o operacionalizador e gerenciador do Projeto
Pedagógico, ele deve avaliar objetivos e metas do PP, pelo menos, semestralmente.
Se assim proceder a escola, ao final dos quatro anos será possível
a real concretização do Plano de Gestão.
Daí
a importância de supervisores, diretores, professores, pais, alunos e servidores
reunirem-se, periodicamente, para avaliar aquilo que o Plano de Gestão
se comprometeu a gerenciar. Somente dessa maneira será possível
torná-lo um documento de real utilidade para o processo pedagógico
das escolas. Do contrário, será mais uma peça de ficção,
como tantas existentes no sistema. Assim, através do Plano de Gestão:
a- Seriam operacionalizados os objetivos e metas estabelecidos no Projeto
Pedagógico, bem como seu sistemático acompanhamento. A operacionalização
das metas é a maneira pela qual o coletivo as concretizaria na prática
do dia a dia escolar; b- Seriam estabelecidos os mecanismos de
controle e acompanhamento do trabalho dos professores de cada disciplina.
Como seriam esses mecanismos de controle e acompanhamento?
Seriam ações
que permitissem a todos os professores estarem informados sobre o que cada um
realiza em sala de aula. Esse mecanismo de controle e acompanhamento poderia concretizar-ser
por meio de: avaliação
do trabalho dos docentes das diversas disciplinas, a partir dos resultados do
aproveitamento dos alunos, levantados pelo PCP para discussão nas HTPCs; análise
do diário de classe e dos cadernos dos alunos, das várias disciplinas,
para saber se o que os professores planejaram está sendo cumprido. Esse
mecanismo de controle e acompanhamento, entretanto, deve ser consensuado entre
professores, PCP e direção, durante o planejamento, ou nas HTPCs;
c-
Seriam estabelecidas, ainda, as ações, etapas, recursos e a avaliação,
necessários para alcançar os objetivos e metas estabelecidos no
Projeto Pedagógico. d-
Implementar-se-iam inovações metodológicas em sala de aula.
e-
avaliar-se-ia o nível de aproveitamento do alunado, ao longo dos bimestres,
levando-se em consideração a idéia segundo a qual todos os
alunos podem aprender, uma vez respeitado pelo docente o ritmo de cada um dos
discentes. Esta é a base na qual se apóia a Progressão Continuada. f-
criar-se-iam mecanismos de acompanhamento e controle da aprendizagem para impedir
a exclusão de discentes em determinadas disciplinas; g-
seria organizado, pelo coletivo, o plano de aplicação dos recursos
financeiros recebidos de órgãos governamentais, de tal forma que
haveria plena transparência e eficiência na utilização
dessas verbas; h-
seriam definidos os planos de trabalho dos diferentes núcleos que compõem
a organização técnico-administrativa da unidade.
Sem a sistemática avaliação, pelo coletivo ou pelo núcleo
direção/coordenação, do que estabelece o Plano de
Gestão, nada se inova no processo pedagógico. De
que maneira pais, alunos e funcionários participarão da montagem
e avaliação do Plano de Gestão?
Semestralmente, o coletivo se reunirá para avaliar os aspectos fundamentais
do Plano de Gestão 2003(04)/2006(07), observando se as metas do Projeto
Pedagógico estão sendo alcançadas, se o Plano de Ensino está
sendo cumprido, se as HTPCs estão funcionando, se os núcleos técnico-administrativo
estão cumprindo o que planejaram, se a recuperação paralela
está produzindo os resultados esperados etc.
Nessa avaliação,
a participação dos alunos e professores será fundamental,
posto que os temas lhes dizem diretamente respeito. Alguns diretores não
realizam um bom Plano de Gestão em suas escolas, e supervisores não
acompanham o seu andamento, muitas vezes, por falta de informação
e orientação. Concluindo
O Plano de Gestão da Escola envolve aspectos administrativos e pedagógicos.
Operacionalizando e gerenciando o Projeto Pedagógico, o Plano de Gestão
passa a ser um documento que avaliará periodicamente os objetivos e metas,
bem como controlará e acompanhará o Plano de Ensino, ao longo de
quatro anos.
Somente pela permanente avaliação dos objetivos
e metas estabelecidos pelo Projeto Pedagógico e o controle e acompanhamento
do Plano de Ensino, o Plano de Gestão poderá ser concretizado ao
final de quatro anos.
O aspecto mais importante do Plano de Gestão
é a sua capacidade de fazer funcionar o Projeto Pedagógico e o Plano
de Ensino, na medida em que o Plano de Gestão venha garantir:
a-
o alcance dos objetivos e metas traçadas; b- o trabalho coletivo,
e c- a melhoria da qualidade de ensino na unidade escolar.
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Decálogo
a ser
seguido pelos gestores para a solução dos problemas de infra-estrutura
das Escolas Públicas Estaduais 1
Se não houver merendeira na escola, não
será fornecida a merenda;
2 Se não houver pessoa responsável pela Biblioteca,
ela permanecerá fechada; 3
Se não houver escriturários e secretário, de acordo
com o módulo, não haverá entrega de documentos na DE;
4 Se não houver verba
para compra de material e manutenção da sala de informática,
o local não será utilizado; 5
Se não houver recursos para reparos e vazamentos no prédio
escolar, não haverá consertos;
6 Se não houver recursos para pintura do prédio,
o prédio não será pintado;
7 Se não houver verba para a contratação
de contador para a escola, não haverá prestação de
contas à FDE; 8 Se
não houver verba suficiente para a contratação de funcionários
pela CLT, o dinheiro será devolvido;
9 Se a mão-de-obra provisória não
for qualificada, será recusada; 10
Se as festas não tiverem o objetivo de integrar a escola
à comunidade, não serão realizadas A
nossa escola é, por previsão constitucional, pública e gratuita.
Portanto, ela tem de ser custeada pelos cofres públicos. Todas
as omissões do Estado, com relação aos itens acima, deverão
ser objetos de ofícios da direção
às Diretorias Regionais de Ensino, a fim de isentarem o
diretor de eventuais responsabilidades administrativas. Toda e qualquer ameaça
de punição aos diretores associados da Udemo, por tomarem aquelas
atitudes, será objeto de defesa jurídica por parte do Sindicato,
seguida de denúncia ao Ministério Público e propositura de
Ações Civis Públicas contra o Estado, pelo não cumprimento
das suas obrigações para com as unidades escolares e pelos prejuízos
causados à comunidade escolar. |