Reivindicações
Básicas da UDEMO
1. Concurso público de provas e títulos para os cargos de Diretor de Escola e Supervisor de Ensino.
2. Melhor
uso, pelo governo, das verbas da educação, priorizando-se
o objetivo final, que é o aluno. Hoje, proporcionalmente,
gasta-se mais com a administração do sistema do que
com o sistema em si. O que chega na escola é pouco ou insuficiente;
3. Política de valorização salarial
dos especialistas de educação, ativos e aposentados:
reajustes salariais anuais, correções das distorções
da carreira (LC 836/97, 948/2004 e 1143/2011), reposição de perdas,
elevação do piso e compensação pela
jornada de hora-relógio;
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. Incorporação das gratificações
e do bônus, com extensão a todos os aposentados;
5. Criação de uma política de saúde
para os servidores públicos, incluindo a reforma e a readequação
do IAMSPE;
6. Desburocratização e racionalização
do trabalho nas escolas, priorizando-se o projeto pedagógico;
7. Trabalho integrado entre os diversos órgãos/setores
da SE e as escolas;
8. Reestruturação, racionalização, valorização
e acompanhamento dos cursos de capacitação e perfeiçoamento;
9. Fim das escolas de três períodos diurnos;
10. Avaliação e rediscussão da progressão
continuada e do sistema de ciclos;
11. Política de combate ao excesso de faltas na rede,
por parte dos profissionais;
12. Elaboração de uma Consolidação
das Leis da Educação;
13. Discussão com as entidades da educação,
quando da elaboração de novas normas legais (leis,
decretos, resoluções, instruções, etc);
14. Agilização dos processos de interesse dos
profissionais da educação;
15. Respeito à hierarquia e autonomia da direção
da Escola;
16. Uniforme escolar: o uso, obrigatório ou não,
deve ser decidido pela comunidade, através de suas instâncias
representativas: Conselho, APM e Assembléia Geral de Pais
e Mestres;
17. Revisão e preenchimento do módulo escolar;
18. Proibição de afastamento do pessoal das
escolas para outros órgãos ou secretarias;
19. Realização, urgente, de concursos públicos
para o pessoal de apoio, principalmente o Secretário de Escola;
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. Transformação das escolas em Unidades Orçamentárias
(UO) para que elas tenham orçamento próprio e possam
gerir todos os seus recursos. Atualmente, elas são apenas
Unidades de Despesas (UD).
21. Mais verbas para as escolas, mais rapidamente, e com
menos burocracia para aplicá-las;
22. Verba para que as escolas possam contratar, individualmente
ou em grupo, um contador;
23. Bibliotecas em todas as escolas, com profissionais qualificados
para geri-las;
24. Sala de informática em todas as escolas, com profissionais
qualificados para administrá-las;
25. Agilização dos procedimentos para as reformas
dos prédios escolares, reparos e aquisição
de novos materiais;
26. Garantia
de segurança nas escolas, inclusive com zeladoria em todas
as unidades;
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