O PAPEL DO PROFESSOR COORDENADOR NO PROCESSO PEDAGÓGICO

Estimular o trabalho em equipe

Uma primeira questão deveria ser levantada com os professores coordenadores, fazê-los lembrar de que vão desempenhar um novo papel que já não é o de professor ainda que esteja ligado por laços de afetividade aos colegas.

Seu papel passa a ser bem diferente, voltado para a orientação e cobrança (no bom sentido) de resultados. E assim deve ser compreendida as funções do Professor Coordenador pelo Corpo Docente.

A primeira grande tarefa do Professor Coordenador, nos parece, deve ser a de aglutinar os antigos colegas num trabalho de equipe, condição essencial para a melhoria do fazer pedagógico em sala de aula. Deve, pois deixar claro os objetivos comuns da escola, rememorando o compromisso assumido na elaboração do Projeto Pedagógico e do "Plano Escolar".

Em busca de melhores resultados

Primordial será analisar o desempenho de professores e alunos nos dois primeiros bimestres e ao lado da direção propor ações efetivas para melhorar esse desempenho, pois não será preciso "queimar as pestanas" para concluir que em média, o aproveitamento nas escolas públicas estaduais, de acordo com avaliações externas, não é dos melhores.

Detectados os índices de reprovação nas várias disciplinas será importante discutir esses resultados tanto em conjunto como individualmente com os professores.

A troca de informações com os professores envolvidos com os baixos índices de aproveitamento se mostra imprescindível a fim de que conheça em profundidade as características desses docentes, entre as quais sua inclinação e vontade em remodelar seu trabalho, o grau de interesse pela aprendizagem do alunado, com vistas ao melhor desempenho nos bimestres que se seguirão.
Esta entrevista servirá como uma troca de informações objetivando a implementação de ações necessárias a melhoria do trabalho em sala de aula, propondo-se, se for o caso, alterações metodológicas posto que as utilizadas até o momento mostraram-se ineficazes frente aos resultados, até o momento, obtidos. Do lado do professor, haverá "N" justificativas indo, da falta de pré-requisitos à conduta negativa do aluno em sala de aula, justificativas essas que afinal são um convite ao imobilismo e a manutenção do "status quo", mesmo porque muitos são incapazes de exercer auto-crítica sobre a sua atuação no desenvolvimento dos conteúdos e no relacionamento com o alunado.

Há que haver um esforço do Professor Coordenador no sentido de reestimular o docente envolvido com maus resultados para o compromisso de tentar novas formas de trabalho capazes de alterar os rumos do processo. E uma vez conseguido tal compromisso, será imprescindível da parte do Professor Coordenador acompanhar essas ações para que tudo o que se replanejou, não se perca nas boas intenções momentâneas (muito comum nas escolas públicas, nas quais se elaboram excelentes planos escolares para serem esquecidos algumas semanas depois de iniciando o ano letivo).

Discutir com os professores a questão da assiduidade e buscar razões do excesso de falta de muitos às aulas é uma tarefa a ser levada adiante quando se pretende a melhoria do trabalho dos pouco assíduos (sob muitos aspectos uma das principais causas do mau aproveitamento da classe, dada a descontinuidade do processo pedagógico naquela disciplina).

O acompanhamento do processo

Quanto ao acompanhamento dos conteúdos planejados, deve o coordenador não só baseá-lo no registro existente nos diários, mas também louvar-se no caderno dos alunos, fonte essencial para saber como andam as classes em relação àquilo que o docente se comprometeu a desenvolver. Procedimento esse acordado com os professores, evidentemente, para se evitar a idéia de fiscalização do trabalho docente.

Se considerarmos ser a aprendizagem algo cumulativo, cujos conteúdos devem estar interligados ao longo do curso, o não cumprimento do que se planejou, provocará lacunas irreversíveis na aprendizagem, o que não sucederia se o problema fosse detectado a tempo.

Muito poderá fazer o Professor Coordenador pelo aperfeiçoamento dos docentes nas HTPCs e Reuniões Pedagógicas selecionando textos, mormente os que tratem de metodologia para o desenvolvimento dos conteúdos, das quais se ressentem muitos docentes acostumados a trabalhar apenas com questionários (à guisa de síntese das unidades) e excessivo uso do livro didático que, de simples material de apoio, vem se transformando em peça essencial do trabalho em sala de aula.

Cabe ao Professor Coordenador oferecer tanto quanto possível material para a leitura do grupo, que será tanto mais eficaz quando se relacionar ao dia-a-dia dos professores nas diferentes áreas e disciplinas cujos resultados da leitura e discussão, cheguem realmente à sala de aula.

Por meio dessas leituras e discussões se estaria fazendo, até mesmo, um verdadeiro treinamento em serviço, desde que o Professor Coordenador acompanhe passo a passo a aplicação daquilo que resultou dos debates do grupo sobre determinadas matérias interessantes a melhoria da qualidade das aulas nas disciplinas nas quais se observam defasagens graves.

A importância da pauta do HTPC

Relevante será para o Professor Coordenador organizar, previamente a pauta das HTPCs que se constituirá em prática eficiente para evitar improvisações provocando críticas da parte dos envolvidos, colocando em cheque o trabalho do Professor Coordenador, mormente quando alguns professores realizam o HTPC a contragosto.

Evitar os famosos "quebra galhos" para as HTPCs é mais uma tarefa do Professor Coordenador. Fazer de conta que a HTPC está sendo realizada, quando os professores inscritos se encontram dispersos por diversos horários e até em janelas é o primeiro passo para desacreditar esse importante momento pedagógico.

Atuando sobre as avaliações

Outra atividade de suma importância nas HTPCs é a constante análise das avaliações que serão aplicadas aos alunos. Neste aspecto seria relevante que os professores coordenadores solicitassem dos docentes os critérios de avaliação, os instrumentos utilizados no bimestre e cópia das provas para que se possa analisá-la em conjunto para saber dos propósitos dos docentes ao elaborá-las, se as questões estão voltadas para a introjeção de conceitos básicos e habilidades dentre outras questões que cercam as avaliações.

A prática nos demonstra que, entre muitos docentes, as provas constituem um mero amontoado de questões nas quais os objetivos não se expressam claramente, nas quais os conceitos básicos e habilidades a serem avaliadas não ganham relevância.

Lutar pela introdução de variados instrumentos de avaliação no fazer do docente constituirá importante contribuição do Professor Coordenador para a melhoria do desempenho dos professores e alunos.

Atuando sobre as recuperações

O mesmo se poderá dizer das recuperações cujas provas devem ser arquivadas para evitar problemas ligados a eventuais recursos dos pais após a avaliação nas séries terminais, ou seja, 4ªs e 8ªs séries.

As HTPCs e Reuniões Pedagógicas ensejarão ao Professor Coordenador orientar o corpo docente no sentido de fazê-lo compreender que a recuperação não constitui mera repetição dos conteúdos não apreendidos, mas um novo momento no qual se aplicarão métodos diferenciados para atingir os objetivos propostos pelo professor.

Discutir novas metodologias implicará para o Professor Coordenador buscar fontes de informações para se equipar. Neste aspecto cabe à Secretaria da Educação providenciar sérios treinamentos para alguém que foi jogado ex-abrupto num contexto pedagógico eivado de problemas os quais já seriam difíceis de serem enfrentados até mesmo por um especialista.

A contínua análise dos resultados

Dispondo de 40 horas semanais haverá tempo para que os Professores Coordenadores elaborem gráficos de aproveitamento das séries a fim de levar aos professores informações fundamentais sobre o desempenho dos alunos em todas as disciplinas para sistematicamente discutir esses resultados com os docentes buscando, sempre, novas soluções para o aprimoramento das avaliações.

Por outro lado, nada impede ao Professor Coordenador manter contacto direto com as classes e alunos em dificuldades transmitindo-lhes orientações para melhor estudarem determinadas disciplinas.
Será mais uma contribuição à melhoria do ensino-aprendizagem, se todos se congregarem, numa verdadeira equipe para atingir objetivos comuns.

Mas as reflexões expostas, dir-se-ia, se dirigiriam a profissionais absolutamente equipados para o fazer ligado à coordenação, o que não é o caso.

Muitos dos designados, infelizmente, não possuem formação pedagógica específica para a função de Coordenador Pedagógico que irão exercer, sob a denominação de Professor Coordenador.

Contudo esta é a realidade que lhes foi imposta pela SE, cabendo a ela dar aos professores coordenadores condições reais para bem exercer o seu "metier", o que não parece fácil.

Treinamentos periódicos serão necessários para que os professores coordenadores se conformem as necessidades de uma escola extremamente necessitada de um profissional capaz auxiliar concretamente na melhoria da qualidade de ensino dos Ciclos I, II e Ensino Médio.

De nossa parte desejamos boa sorte aos professores-coordenadores auspiciando-lhes entusiasmo, abnegação e um desejo sério de se auto-aperfeiçoarem num trabalho que, pelo visto, sempre almejaram uma vez candidatando-se a uma função extremamente espinhosa que é a de Professor Coordenador.

Luiz Gonzaga de Oliveira Pinto

 

Decálogo
a ser seguido pelos gestores para a solução dos problemas de infra-estrutura das Escolas Públicas Estaduais


1
Se não houver merendeira na escola,
não será fornecida a merenda;

2
Se não houver pessoa responsável pela Biblioteca, ela permanecerá fechada;

3
Se não houver escriturários e secretário,
de acordo com o módulo, não haverá entrega de documentos na DE;

4
Se não houver verba para compra
de material e manutenção da sala de informática, o local não será utilizado;

5
Se não houver recursos para reparos e vazamentos no prédio escolar,
não haverá consertos;

6

Se não houver recursos para pintura do prédio, o prédio não será pintado;

7

Se não houver verba para a contratação de contador para as escolas, não haverá prestação de contas à FDE;

8
Se não houver verba suficiente para a contratação de funcionários pela CLT,
o dinheiro será devolvido;

9
Se a mão-de-obra provisória
não for qualificada, será recusada;

10
Se as festas não tiverem o objetivo de integrar a escola à comunidade, não serão realizadas

A nossa escola é, por previsão constitucional, pública e gratuita. Portanto, ela tem de ser custeada pelos cofres públicos. Todas as omissões do Estado, com relação aos itens acima, deverão ser objetos de ofícios da direção às Diretorias Regionais de Ensino, a fim de isentarem o diretor de eventuais responsabilidades administrativas.
Toda e qualquer ameaça de punição aos diretores associados da Udemo, por tomarem aquelas atitudes, será objeto de defesa jurídica por parte do Sindicato, seguida de denúncia ao Ministério Público e propositura de Ações Civis Públicas contra o Estado, pelo não cumprimento das suas obrigações para com as unidades escolares e pelos prejuízos causados à comunidade escolar.