Busque em nosso site

Siga-nos no Twitter

 

 

Matéria publicada no jornal a Folha de São Paulo, 22 de janeiro de 2011.

A bula do Dr. Google

Especialistas indicam, sites, em português, de sociedades médicas, instituições de pesquisa e do governo com informações confiáveis sobre saúde


MARIANA VERSOLATO
DE SÃO PAULO

Na dúvida sobre saúde, remédios e tratamentos, o dr. Google é logo acionado pela maioria dos brasileiros.
No país, mais de 80% da população usa a internet para buscar informações médicas. O problema é que apenas um quarto das pessoas se certifica de que a fonte das informações é confiável.
Médicos recomendam que os pacientes se informem sobre seu estado de saúde, mas, de preferência, em bons sites. No entanto, alertam para evitar o autodiagnóstico e comparações com histórias de blogs pessoais.

Também dizem para desconfiar, claro, de páginas que oferecem tratamento ou induzem a usar um produto específico (como remédios de marcas específicas ou fórmulas emagrecedoras).
É importante ver quem mantém o site. Têm mais credibilidade os que pertencem a universidades, sociedades médicas e hospitais.

A pedido da Folha, especialistas de diferentes áreas indicaram 20 sites de referência, com boas informações para leigos, em português.

SOCIEDADES MÉDICAS E ASSUNTOS ESPECÍFICOS

Associação Brasileira de Psiquiatria
www.abpcomunidade.org.br

A seção ‘Informe-se’ tem textos sobre TOC (Transtorno Obsessivo- Compulsivo), transtornos alimentares, depressão, deficit de atenção e dependência química. No link ‘Psiquiatria para uma vida melhor’, dá para assistir a palestras em vídeo sobre doenças mentais.

Ginecologia
www.gineco.com.br
O site, criado em 1997 pelo ginecologista Sérgio dos Passos Ramos, traz matérias sobre doenças femininas, exames de rotina (quais são e como são feitos), problemas sexuais, o corpo da mulher, contracepção, menopausa e infertilidade.

Sociedade Brasileira de Diabetes
www.diabetes.org.br
Completa, a página responde às dúvidas sobre a doença no link ‘Tudo sobre o Diabetes’. O destaque é a página de nutrição, que ensina a decifrar os rótulos de alimentos e a contar carboidratos, medidas importantes para quem tem a doença e precisa controlar os níveis de açúcar

Sociedade Brasileira de Cardiologia
http://prevencao.cardiol.br
A biblioteca virtual tem informações sobre hipertensão, estresse, obesidade e tabagismo. Os dados são bemresumidos, mas esclarecem as principais dúvidas. O site tem boletins sobre alimentação saudável e testes. Um deles calcula quanto dinheiro a pessoa gasta com cigarros e o risco de doenças coronárias.

Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica
www.abeso.org.br
A seção de perguntas frequentes responde dúvidas sobre nutrição, transtornos alimentares, obesidade infantil, cirurgia de redução de estômago e remédios emagrecedores. Receitas light e orientações sobre como não se descontrolar na hora de fazer compras no supermercado são encontradas no endereço.

Sociedade Brasileira de Urologia
www.sbu.org.br
No link ‘Saúde Urológica’, estão informações sobre impotência e orientações preventivas. A página de urologia de A a Z explica termos médicos relacionados à saúde do homem, como andropausa. No link ‘Vídeos urológicos’, especialistas como o infectologista Davi Uip falam sobre doenças masculinas.

Cirurgia Plástica
www.cirurgiaplastica.com.br
O portal é completo e fácil de navegar, com orientações sobre como escolher um cirurgião, cuidados pré e pós-operatório e artigos, que incluem textos sobre como evitar cicatrizes, cirurgias masculinas e métodos de colocação de próteses de silicone nos seios, como por meio da axila.

ASSOCIAÇÕES DE PACIENTES

Associação Brasil Parkinson

www.parkinson.org.br
Na página inicial, dá para baixar o guia do cuidador do paciente com Parkinson. Na seção de fisioterapia, um teste indica quais exercícios podem ser feitos por quem tem a doença, de acordo com suas possibilidades. O site também informa sobre atividades como coral de pacientes.

Associação Nacional de Assistência ao Diabético
www.anad.org.br
Informa sobre como armazenar, transportar e usar a insulina e tem um arquivo de receitas. A seção de histórias emquadrinhos traz todas as informações sobre a doença para o público infantil.

Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Chron

www.abcd.org.br
Diagramas benfeitos explicam sintomas das doenças, que atacam o sistema digestivo, e exames (como são feitos e o que o paciente sente). O site também tem um fórum de pacientes, com histórias e contatos de portadores das doenças.

Instituto Espaço de Vida
www.espacodevida.org.br
Temdados de fácil entendimento sobre câncer, estudos e vídeos educativos. O site também informa sobre outras doenças, como anemia falciforme e acromegalia (excesso de produção de hormônio do crescimento).

Instituto Oncoguia
www.oncoguia.com.br
O portal para pacientes com câncer é completo, respondendo a dúvidas sobre tratamento e bem-estar (com informações sobre nutrição, terapias, sexualidade e próteses). O site tem até uma página que ajuda a escolher perucas, com endereços de lojas no Rio e em São Paulo.

Associação dos Celíacos
www.acelbra.org.br

Voltada para os pacientes com intolerância a glúten, tem lista de alimentos permitidos e proibidos, lojas de produtos sem glúten em cada Estado, receitas e informações sobre como fazer exames gratuitos em São Paulo.

INSTITUIÇÕES DE PESQUISA E REFERÊNCIAS

Manual Merck de Informação Médica

www.manualmerck.com.br
A versão on-line da reconhecida enciclopédia médica tem explicações sobre o funcionamento dos órgãos, com imagens didáticas, e sobre doenças, tudo dividido pelas partes do corpo. O site tem um ‘tradutor’ de termos médicos, que pode ajudar na hora de ler bulas de remédios.

Biblioteca Virtual de Saúde
http://regional.bvsalud.org/php/index.php
No site do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, é possível encontrar pesquisas brasileiras e internacionais. Depois de digitar o assunto, dá para filtrar os resultados por idioma, periódico e tipo de estudo.

Agência Fiocruz
www.fiocruz.br
No site de notícias da Fundação Oswaldo Cruz, há boletins sobre novas pesquisas da instituição e um glossário de doenças, além de páginas especiais sobre leishmaniose e hanseníase.

Drauzio Varella

www.drauziovarella.com.br

A página do médico e colunista da Folha foi lançada recentemente. Tem textos didáticos sobre doenças dosmais diversos tipos. Há uma boa enciclopédia com termos de saúde (de AVC a vitiligo) e bem-estar, vídeos e podcasts, entrevistas com especialistas e testes (por exemplo, para avaliar o grau de dependência do cigarro).

OFICIAIS

Ministério da Saúde
www.saude.gov.br

As informações são gerais e resumidas. A seção ‘Saúde para Você’ é dividida em saúde do homem, da criança, do idoso, da pessoa com deficiência e saúde mental. Na página dedicada à mulher, há dados sobre o parto, pré-natal, menopausa, câncer de mama e de útero e uma cartilha de cuidados de saúde para lésbicas e bissexuais.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária
www.anvisa.gov.br

Na seção ‘Cidadão’, há uma lista de assuntos de interesse, como bulas de remédios. Na área ‘Relacionamento com a Sociedade’, o site responde a dúvidas sobre alimentos, cosméticos e dá orientações para viajantes (que vacinas tomar, por exemplo).

Inca (Instituto Nacional do Câncer)
www.inca.gov.br

Na página inicial, há um link para dicas de prevenção do câncer de pele, com dados sobre autoexame e fatores de risco. A seção ‘Câncer’, tem explicações sobre cada tumor e orientações para pacientes e familiares. Traz estatísticas sobre a incidência do câncer no país.

Fontes: Antonio Carlos Lopes, clínico-geral da Unifesp, César Jardim, cardiologista do HCor, Max Mano, oncologista do Hospital Sírio-Libanês, Gilberto Saute, proctologista, Moises Chencinski, pediatra, Reginaldo Albuquerque, endocrinologista, Ricardo Meirelles, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Renério Fráguas, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do HC de São Paulo, Sérgio Ramos, ginecologista, Rogério Lima, ortopedista, Walter Montenegro, cirurgião plástico, Elesiário Caetano Jr, gastrocirurgião do hospital Edmundo Vasconcelos