Destaques

 

 

UDEMO | 10/08/20 | Atualizado em 13/08/20 15:28


15 MINUTOS DE UDEMO

"Solidariedade"

Edição 024/2020 - 10/08/2020

 

 

Colegas,

Sejam bem-vindos a mais um “15 MINUTOS DE UDEMO”

Neste vídeo falaremos um pouco sobre Solidariedade.

Citando o filósofo Mário Sérgio Cortella, “a solidariedade é decisiva para que nós não degrademos a nossa condição de vida coletiva”. “Se o homem do nosso passado mais primitivo fosse alguém marcado pela lógica, que alguns hoje carregam, de que é cada um por si e Deus por todos, nossa espécie teria desaparecido".

Para a Udemo, a solidariedade é assim importante, que compõe o nosso lema: Fé, Esperança, Solidariedade e Luta.

A solidariedade é necessária para a vida coletiva; é fundamental quando o governo se omite; é essencial quando há um mau governo.

Uma professora da cidade de São Carlos (SP) foi destaque na coletiva da imprensa do governo de São Paulo, na última sexta-feira, dia 7 de agosto. Em plena pandemia, sem condições de volta às aulas presenciais, essa professora resolveu ir pessoalmente até a casa dos alunos mais carentes, para complementar o ensino que está sendo oferecido de forma remota. Com isso, também, dar algum apoio emocional a esses alunos.

Isso é solidariedade ! Parabéns à colega, pessoa dotada de altruísmo, de amor ao próximo, desinteressado.

A professora foi muito elogiada pelo secretário da educação, foi chamada de “heroína”, “uma verdadeira educadora”. Os elogios foram tantos, que nós esperávamos, em seguida, ver e ouvir a concretização dos elogios e do reconhecimento do trabalho, no anúncio da valorização da carreira do professor, o respeito à profissão e melhores salários”. Mas nada disso aconteceu. Terminou por ali.

Essa professora, essa heroína, assim como todas as outras, 1) não teve reajuste salarial; 2) perdeu os adicionais; 3) perdeu os quinquênios; 4) perdeu a sexta-parte; 5) perdeu parte dos vencimentos com o aumento da alíquota da contribuição previdenciária; 6) teve a contagem do tempo de serviço congelada até 2021, para fins de benefício etc.

E, de quebra, ainda serviu de objeto de propaganda política do governo. A mensagem do secretário foi clara: todos os professores (docentes, gestores, supervisores) deveriam seguir o exemplo dessa colega! Claro, e aí o governo teria mais tempo, mais tranquilidade e mais verba para investir no que lhe interessa, politicamente, que não é a educação.

À nobreza da colega, sua solidariedade e seu altruísmo o governo responde com demagogia e vileza: não se pensa com seriedade em educação e saúde, mas sim em política !



#FESL
– Fé, Esperança, Solidariedade...e Luta !

“A situação caótica da escola pública só vai ser resolvida com a valorização do professor, entendida como respeito à profissão e melhores salários”.
(Mozart Neves Ramos)


Participe, também, do Grupo de divulgação da UDEMO no Facebook!

 

 

 
Filie-se à Udemo