Destaques

 

 

UDEMO | 07/08/20 | Atualizado em 7/08/20 11:30


15 MINUTOS DE UDEMO

"Termo de Responsabilidade - Retorno das Aulas"

Edição 022/2020 - 07/08/2020

 

 

Colegas,

Sejam bem-vindos a mais um “15 MINUTOS DE UDEMO”

Neste vídeo vamos falar sobre "Termo de Responsabilidade – Retorno das Aulas".

A Seduc está enviando às Diretorias de Ensino, para serem encaminhadas às unidades escolares, um “Termo de Responsabilidade – Retorno das Aulas” para ser preenchido e assinado pelos pais/responsáveis dos alunos da rede pública estadual. Há a opção de declarar que o filho voltará e a de que ele não voltará à escola. No caso de não voltar, os pais/responsáveis declaram-se cientes das obrigações do cumprimento das atividades nas plataformas digitais e se comprometem a realizá-las. No caso de voltar, os pais/responsáveis declaram-se cientes e responsáveis por eventual contágio dos alunos com a Covid-19, uma vez que o vírus circula em todo o mundo e não somente na escola.

Os pais declaram, ainda, que vão cumprir todas as exigências de segurança estabelecidas na escola; que haverá revezamento; que a escola funcionará em horários diferenciados, e que os alunos deverão comparecer à escola usando o EPI (equipamento de proteção individual) solicitado. Lembramos que muitos pais/responsáveis não têm sequer condições de preencher este Termo, para o que terão de se socorrer das escolas.

A Udemo já alertou sobre essa iniciativa irresponsável da Seduc que, embora seja uma Secretaria de Estado, delega suas decisões para os pais/responsáveis que são a parte fraca na tragédia. Isso, além de irresponsabilidade, é uma chantagem. É o famoso “lavar as mãos”! Afirmar que a escola não é o problema, “porque o vírus está no ar, em todo o mundo” é de uma leviandade absurda! E uma contradição, porque um dos motivos alegados para a suspensão das aulas presenciais, em março, foi exatamente o fato de a escola ser um ambiente favorecedor do contágio!

Pergunta-se: para que escolas eles alunos vão voltar? Para uma escola sem Diretores, Vice-Diretores, Professores e Servidores! Levantamento feito pela Udemo, junto a seus representantes, mostra que há escolas que estão com 80% dos profissionais afastados, por estarem em grupos de risco. Os funcionários terceirizados foram dispensados. Quem vai atender esses alunos? Quem vai ministrar as aulas? Quem vai cuidar da limpeza, higiene e merenda?

Lembramos, ainda, que a Resolução SE, de 31-7-2020, que homologa a Indicação CEE 199/2020, prevê, dentre outros pontos, que:

  • na retomada das aulas e atividades presenciais, caberá a cada escola planejar detalhadamente as etapas e passos dessa retomada;
  • esse processo deverá ocorrer com responsabilidade, autonomia e liberdade de modo a garantir este retorno e que a decisão deverá passar por uma discussão com a comunidade escolar - alunos, professores, pais, funcionários. Nada disso está acontecendo!
  • a prioridade é a saúde dos estudantes, equipe de gestão, equipe docente e equipe de apoio, bem como aos prestadores de serviço terceirizado de limpeza, segurança, transporte e merenda escolar, ressaltando a saúde emocional. Se a prioridade é a saúde dos estudantes, esse Termo de Responsabilidade não poderia sequer existir !

Na verdade, esse é um Termo de Irresponsabilidade, que comprova a leviandade, o descompromisso e as contradições da SEDUC, tudo na mais perfeita contramão de uma educação séria, de qualidade e no interesse da comunidade!

Soa a “aparência de gestão”, marketing e politização da Covid-19 e da educação.

É mais um absurdo!

 



#FESL
– Fé, Esperança, Solidariedade...e Luta !

“A situação caótica da escola pública só vai ser resolvida com a valorização do professor, entendida como respeito à profissão e melhores salários”.
(Mozart Neves Ramos)


Participe, também, do Grupo de divulgação da UDEMO no Facebook!

 

 

 
Filie-se à Udemo