Destaques

 

 

UDEMO | 05/08/20 | Atualizado em 5/08/20 19:00


15 MINUTOS DE UDEMO

"Mais uma vez, sobre a volta das aulas presenciais."

Edição 020/2020 - 05/08/2020

 

 

Colegas,

Sejam bem-vindos a mais um “15 MINUTOS DE UDEMO”

Neste vídeo vamos falar mais uma vez, sobre a volta das aulas presenciais.

A Resolução SE, de 31-7-2020, homologa a Indicação CEE 199/2020, que "Disponibiliza estudos e documentos para a retomada das aulas e atividades pedagógicas presenciais nas instituições vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, em razão do surto global da Covid-19".
Destaques:

  • na retomada das aulas e atividades presenciais, caberá a cada escola planejar detalhadamente as etapas e passos dessa retomada (escolas públicas, privadas e de Educação Superior).
  • esse processo deverá ocorrer com responsabilidade, autonomia e liberdade de modo a garantir este retorno ao presencial de acordo com as diferentes realidades e embasado nas melhores práticas ou estudos realizados a esse respeito, bem como, na medida do possível, o envolvimento da comunidade escolar - alunos, professores, pais, funcionários.
  • é imperioso evitar improvisação, acompanhar as evidências e promover estratégias eficazes.
  • trabalhar as habilidades socioemocionais será de grande importância.
  • deve-se garantir uma avaliação realista e criteriosa das competências gerais, habilidades essenciais e direitos de desenvolvimento e aprendizagem para o ano de 2020 e o planejamento de quanto será possível avançar neste ano e, se necessário, como distribuí-las no decorrer dos anos seguintes.
  • envidar esforços para assegurar a frequência escolar e diminuir o risco de abandono.
  • a importância da recuperação nas férias ou no contraturno das aulas.
  • a eficácia do processo de ensino/aprendizagem – inclusive com mediação de tecnologias – estará fortemente associada ao nível de capacitação dos professores e de uma nova organização curricular.
  • o ideal é que cada escola, partindo das orientações gerais dos sistemas de ensino, elabore o seu próprio conjunto de procedimentos a serem seguidos dando prioridade à saúde dos estudantes, equipe de gestão, equipe docente e equipe de apoio, bem como aos prestadores de serviço terceirizado de limpeza, segurança, transporte e merenda escolar, ressaltando a saúde emocional;
  • Obs.: 1 - os Relatores dessa Indicação são os Conselheiros, Presidente do Conselho Estadual de Educação e Presidente do Conselho Municipal de Educação.
  • Obs.: 2 - o Secretário Municipal de Educação da cidade de São Paulo, em entrevista à imprensa, afirmou que as aulas presenciais não deverão voltar na rede pública municipal em 2020.

A posição da Udemo com relação a essa matéria continua a mesma: enquanto não forem solucionados os problemas que levaram à suspensão das aulas presenciais, elas não deverão ser retomadas. (falta da vacina, falta de tratamento eficaz comprovado contra a Covid-19, falta de infraestrutura nas escolas – profilaxia, higiene e acompanhamento -, perigo de contágio por contato, dentro e fora das escolas).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a abertura de escolas em locais onde a pandemia está fora de controle pode agravar a transmissão. Um país não pode ter uma discussão sobre a escola sem que haja uma discussão sobre a comunidade.

Obrigado, colegas, e até o próximo 15 Minutos de Udemo!

Veja a resolução aqui: http://udemo.org.br/2020/anexos/2020-08-05-Res-31-07-20-CEE-199-20.pdf



#FESL
– Fé, Esperança, Solidariedade...e Luta !

“A situação caótica da escola pública só vai ser resolvida com a valorização do professor, entendida como respeito à profissão e melhores salários”.
(Mozart Neves Ramos)


Participe, também, do Grupo de divulgação da UDEMO no Facebook!

 

 

 
Filie-se à Udemo