Destaques

 

 

UDEMO | 31/07/20 | Atualizado em 31/07/20 17:15


15 MINUTOS DE UDEMO

"APM - Ameaças"

Edição 014/2020 - 31/07/2020

 

 

Colegas, sejam bem-vindos a mais um 15 Minutos de Udemo.

Hoje continuaremos com a novela da pressão sobre as APMs.

Algumas Diretorias de Ensino continuam pressionando Diretores de Escola para que eles convençam os Diretores Executivos e Financeiros das APMs para fornecerem os extratos bancários à SEDUC. Como já bem esclarecido e divulgado pela Udemo, isso não é tarefa para Diretor de Escola e/ou Vice-Diretor. Em uma dessas Diretorias de Ensino, a de Mauá, (repetimos Mauá!) o Dirigente chegou a afirmar, em reunião, que quem não conseguir convencer os Diretores da APM “vão se ver com a CJ”, ou seja, vão ter problemas com a Consultoria Jurídica da Secretaria da Educação. E isso vale também para os Supervisores de Ensino, pois, não tendo sucesso os Diretores/Vices nessa empreitada, a missão será passada aos Supervisores, que também poderão “ter de se ver com a CJ”, se não conseguirem convencer os diretores da APM. Portanto, se a infantaria não der conta, vamos chamar a cavalaria. Será que esse Dirigente sabe o que significa CJ (Consultoria Jurídica) no caso, da SEDUC? Sabe quais são suas funções e atribuições? Com certeza, não. Sabe que não é atribuição de gestor e Supervisor convencer diretores de APM a cometer ilegalidades? Com certeza, também não! Esse Dirigente é o mesmo que afirmou, na reunião anterior: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Só por aí já dá para imaginar o perfil desse profissional. Tentamos encontrar esse mesmo ditado entre alguns famosos educadores brasileiros, como Anísio Teixeira e Paulo Freire. Não encontramos. Mas o encontramos em outros cidadãos, tais como Adolfo Hitler, Mussolini, Stalin, Mao Tse Tung, e, mais recentemente, Kim – Jong -un, o ditador da Coreia do Norte. A Udemo, então, faz uma pergunta e um apelo: será que dá para melhorar um pouco o nível do debate? Já em outra Diretoria de Ensino, do interior, a Dirigente desistiu de voltar à pressão sobre os extratos, por ora, pela absoluta rejeição dos colegas presentes à reunião de discutir novamente essa matéria!

Ainda na novela da pressão sobre os gestores (agora também os Supervisores) para a obtenção ilegal dos extratos bancários das APMs, há duas novidades. A primeira é a orientação para que os Diretores de Escola convoquem assembleias gerais extraordinárias da APM, virtuais. A Udemo alerta que, regra geral, é impossível realizar essas assembleias. Se realizadas, não terão valor legal e suas atas não terão valor jurídico. Mais uma “pegadinha” a ser evitada. A segunda novidade é a pressão para que a senha da conta do PDDE Paulista seja fornecida para a SEDUC. Brincadeira, não? Colegas, não se esqueçam de que a senha é um documento pessoal e intransferível! O departamento Jurídico da Udemo teve de defender Diretores que forneceram suas senhas aos Vice-Diretores e Professores Coordenadores e que, por isso, estão respondendo a processos administrativos. Repetimos: a senha é um documento pessoal e intransferível! Não caiam nessa!

Se a Seduc quer que o Diretor Executivo e o Diretor Financeiro da APM forneçam-lhe os extratos bancários, entenda-se diretamente com eles. E respeite a legislação vigente !

Obrigado, colegas, e até o próximo 15 Minutos de Udemo !

 

Veja outros vídeos de "15 Minutos de Udemo" sobre o assunto:

 



#FESL
– Fé, Esperança, Solidariedade...e Luta !

“A situação caótica da escola pública só vai ser resolvida com a valorização do professor, entendida como respeito à profissão e melhores salários”.
(Mozart Neves Ramos)


Participe, também, do Grupo de divulgação da UDEMO no Facebook!

 

 

 
Filie-se à Udemo