UDEMO | 07/11/19 9:44 | Atualizado em 7/11/19 10:00


A Hora da Virada

“Lute pelos seus direitos”
(Governador João Doria Jr.)

Há vários significados para esta expressão. Vamos ficar com “momento decisivo.

É o momento de decidir, não se pode postergar. Decidindo-se, não há como recuar. Não se decidindo, não há mais o que fazer!

A Udemo vem publicando matérias quase todos os dias, criticando as medidas da Secretaria da Educação que, cada vez exige mais dos gestores, ao mesmo tempo em que lhes dá menos condições de trabalho.

Também, a Udemo já tomou várias medidas judiciais contra a Secretaria, e em favor da escola e dos gestores, dentre elas: ação contra o acúmulo e o desvio de função, ação pela remoção, ação pelo ingresso, ação pela prorrogação do prazo de validade do concurso de Diretor, denúncia no Ministério Público sobre a precariedade das condições das escolas públicas – falta de professores, funcionários e verbas.

Sempre destacando um ponto essencial: a falta de respeito e de diálogo por parte da Secretaria da Educação, que é a tônica também de outros sindicatos, inclusive, recentemente, da Polícia.

Portanto, a Udemo, enquanto sindicato, vem fazendo, com muito zelo, a parte que lhe cabe.

Agora é a vez dos gestores, que são a base da Udemo! Se esses gestores continuarem fazendo tudo que a Secretaria/Diretoria manda, mesmo não tendo as condições para tanto, de nada vão servir as medidas tomadas pela Udemo.

As escolas não têm funcionários para executar as tarefas que lhe são exigidas- nem as básicas nem as ‘inventadas’ pela Secretaria, a cada semana. Apesar disso, os gestores se ‘descabelam’, se estressam, mas dão um jeito de cumprir todas as exigências, mesmo sabendo que estão fazendo o trabalho de outros, ou seja, com desvio de função. Mas estão fazendo ! Se estão fazendo, a Secretaria vai continuar inventando e exigindo !

Se o governo tentasse uma política semelhante com o Ministério Público e a Magistratura, será que ia funcionar ? Não !! Mas com a escola, funciona; então “vamos continuar inventando, exigindo e ameaçando as escolas e os gestores” !

Aí, com toda humildade, temos de aprender um pouco com o Sinpeem – dos professores da rede pública municipal. Quando esse sindicato orienta seus associados para não cumprirem determinadas exigências, eles não cumprem !

Recentemente, vimos alguns episódios nesse sentido; quando o Diretor tentou forçar um professor a cumprir uma determinação julgada ilegal ou ilegítima, este professor imediatamente ameaçou com um Mandado de Segurança, em nome do sindicato, já com o modelo em mãos ! E aí, o Diretor recuou, o Dirigente recuou, o Secretário recuou! É assim que se faz !

É chegada a hora de os Diretores fazerem o mesmo! Orientados pela Udemo para não cumprirem determinadas ordens ou exigências da Secretaria, todos devem se negar a fazê-lo. São ordens manifestamente ilegais -portanto, por lei, não podem ser cumpridas – e que levam os gestores a desvios de função, o que também é proibido por lei. O Diretor não pode exercer as funções do Vice, do professor Coordenador, do GOE, dos Agentes, da Merendeira etc.

E se houver pressão por parte das autoridades superiores? O Departamento Jurídico estará de prontidão para tomar todas as medidas jurídicas cabíveis, inclusive o Mandado de Segurança, em favor de seus associados.

Colegas! Vamos fazer um pacto !

A Udemo orienta; os associados agem de acordo com essas orientações! A Udemo assume as consequências, porque tem certeza dos abusos que se vêm cometendo contra os gestores !

É a hora da virada, colegas ! Chega de sermos tratados com tanto desrespeito e displicência. Ou a SEDUC dá condições de trabalho às escolas, ou não se trabalha!

Os gestores devem continuar dando o melhor de si, mas dentro daquilo que é de sua competência, atribuição ou obrigação, e no seu horário normal de trabalho!

Fora disso, nada !

Essa deve ser a nossa luta, daqui para frente !
E vamos vencer ! Basta você aderir, com determinação !

No dia em que os gestores descobrirem a força que têm, a história da escola pública vai mudar ! No dia em que os gestores trocarem o medo pela determinação, eles serão respeitados pela Secretaria e pelos governos !

No dia em que os gestores acatarem as orientações da Udemo e seguirem o conselho do Governador, em entrevista à Rádio Jovem Pan, em 5/10/2019, eles voltarão a ser valorizados: “Não perca a esperança... Lute pelos seus Direitos”!

A hora é agora !

 


Clique aqui para continuar em nosso site

 
   
   
     
  Participe, também, do Grupo de divulgação da UDEMO no Facebook!