Destaques

 

 

UDEMO |18/05/2018 | Atualizado em 18/05/18 16:04


Regional Ribeirão Preto

Belinha e a Fadinha Rosaflor são personagens conhecidas das crianças ararenses, afinal durante o ano passado a autora,  Silvana Noya Pires Michelin, percorreu muitas escolas divulgando as histórias da duplinha que explanavam sobre questões sobre o aparecimento de escorpiões na escola e o combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Após ouvirem o texto as crianças se comprometiam com a escritora em combaterem a água parada e enviar para a mesma uma carta contando como se posicionariam perante os problemas apresentados.
 
A maneira de escrever e contar com a interação dos alunos é característica relevante da professora que se dedica a escrever histórias, afinal além de ensinar sobre os conteúdos expressos na obra, seu objetivo maior é criar um contexto significativo de leitura e escrita, transformando a escola em uma verdadeira comunidade de leitores e escritores, na qual escrevem textos reais  para um leitores verdadeiros. Assim como seu livro publicado em 2015 “Floresta Encantada.com, onde havia a proposta do envio de um e-mail após a leitura.

Dessa vez ao narrar a história “bullying no Reino Encantado , as personagens saíram do mundo imaginário das crianças  e  foram personificadas através das ilustrações de Júlia Spatti Cândido, estudante de Artes Visuais na Unesp de Bauru.

A obra vai ao encontro de uma alteração na  LDB para a inclusão de medidas que promovem a cultura de paz especialmente o combate ao BULLYING
Sancionada lei que prevê ações de combate ao bullying em ambientes educacionais
Norma foi publicada na manhã desta terça-feira, 15, no DOU.

TERÇA-FEIRA, 15/5/2018

Foi publicada na manhã desta terça-feira, 15, no DOU, a lei 13.663/18.A norma altera o artigo 12 da lei 9.394/96 – que estabelece diretrizes e bases da educação nacional – e dispõe sobre a promoção de medidas de conscientização, prevenção e combate a violência em estabelecimentos de ensino.

A norma também determina a promoção da cultura da paz nos ambientes educacionais e estabelece medidas de combate à intimidação sistemática, também conhecida como bullying, nesses locais.

O texto foi sancionado nesta segunda-feira, 14, pelo presidente Michel Temer.
Confira a íntegra da norma:
_______________
LEI Nº 13.663, DE 14 DE MAIO DE 2018
Altera o art. 12 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º O caput do art. 12 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido dos seguintes incisos IX e X:
"Art. 12. ..............................................................................
......................................................................................................
IX - promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas;
X - estabelecer ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas." (NR)
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
[16/5 6:25 AM] Silvana Michelin: “Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
[...]
*IX - promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas;* (Incluído pela Lei nº 13.663, de 2018)
*X - estabelecer ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas.* (Incluído pela Lei nº 13.663, de 2018)”

O livro "Bullying no Reino Encantado", trata o tema com encantamento, mas sem abandonar a seriedade que esse assunto requer.

O livro será comercializado pelo valor de R$30,00

Contato com a autora: Silvana Noya Pires Michelin
e-mail silvanamichelim@hotmail.com
Telefone 19-3544-6900.

 

 

 

 

 
Filie-se à Udemo