Leituras

 

 

UDEMO |28/03/17 9:55 | Atualizado em 28/03/17 17:01


Matéria publicada na Folha de São Paulo, 28 de Março de 2017.

Adolescentes buscam saídas arriscadas contra o vazio e o tédio que sentem

Roseli Sayão

Faz algum tempo que tenho conversado com jovens para tentar entender por que é tão grande o número dos que se sentem desencantados com a vida, sem ânimo e, acima de tudo, entediados e vazios.

Um dos motivos que percebi nas conversas foi o fato de a escola e os estudos parecem ser o único objetivo, na visão dos pais e de outros adultos, da vida dos adolescentes. E mais: a meta é uma boa classificação em exames e vestibulares.

A vida, para esses jovens, tornou-se monotemática. O tempo todo os pais recomendam que estudem, cada um de seus professores fala diariamente dos exames que farão etc.

Outro fator que promove a maior pressão neles é a escolha do curso universitário. Eles ouviram que é muito cedo para escolher algo que farão para o resto de suas vidas, e se convenceram disso. Não é cedo e nem precisarão repetir as mesmas coisas sempre: toda profissão tem grande potencial de diversificação no mundo atual. Mas, nessa busca e com essas premissas, essa escolha torna-se quase impossível para eles: como encontrar uma profissão que os deixe apaixonados –agora é moda dizer que é preciso ter paixão pelo trabalho–, que o mercado valorize e que ofereça excelentes salários?

Os diálogos com os adultos também são pouco estimulantes para eles, que não se sentem levados a sério por seus interlocutores principais, pais e professores. Quase todos disseram ouvir "sermão" deles quase todos os dias, e estão tão cansados do mesmo blá-blá-blá de sempre, que nem ouvem mais. Os argumentos que eles têm quando discutem a vida em sociedade, a política, a ética, a religião etc. são, em geral, considerados bobagens pelos pais.

Acontece que o adolescente precisa de diálogos com adultos para que consiga se entender melhor –mesmo quando diz bobagens– e para construir seus próprios valores. Vamos lembrar que a adolescência é o período em que os mais novos se preparam para se tornar seus próprios pais. Sem diálogos e exemplos por parte dos adultos, isso é missão impossível.

Claro que os jovens buscam alternativas para sair desse tédio, e eles encontram, principalmente em alguns caminhos bem arriscados.

Muitos se entregam às redes sociais e aos jogos: usam a cada dez minutos e ficam tão absorvidos que se esquecem do tédio que, claro, retorna assim que eles escapam de suas malhas.

Outros, escolhem ir à baladas e ingerir drogas –lícitas e/ou ilícitas– para encontrar euforia, se desinibir, essas coisas. E sexo, é claro.

E há também os que decidem desafiar a morte. Creio que quase todo mundo já ouviu falar do "jogo da asfixia", ou do sufocamento. Pode ser –e já foi– fatal.

E agora há uma nova modalidade de aventura radical praticada em outros países, que não sei se já chegou ao Brasil. Mas chegará, já que a internet conecta esses adolescentes em busca de adrenalina, como eles dizem. Nessa prática, chamada "extreme building climber", os adolescentes escalam as mais altas construções da cidade para caminhar e se pendurar nos locais mais perigosos delas. Pode ser –e já foi– fatal.

Será que não podemos desafiá-los para que se desenvolvam, amadureçam e, acima de tudo, amem a vida? Podemos, sim!

Basta começar a ouvi-los, colaborar para que se entendam e que coloquem em ato seu potencial criativo para beneficiar o coletivo, e não apenas a si mesmos.

 


ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de "Como Educar Meu Filho?" (Publifolha)

 

 
Filie-se à Udemo