Leituras

 

 

UDEMO | 25/08/15 11:25 | Atualizado em 25/08/15 10:59


Matéria publicada na Folha de São Paulo, 25 de Agosto de 2015.

Transgressão

ROSELY SAYÃO

Você tem filhos adolescentes e eles renegam a religião que você professa, seus valores, sua profissão, seu estilo de viver? Calma. Não fique ressentido com eles por causa disso.

É que, acabada a infância, o filho pressente que terá, em breve, de fazer as próprias escolhas. Assumir posições. Tornar-se gente grande.

A adolescência é um período em que ele se prepara para isso, em que treina, ensaia. E quer lugar melhor para ensaiar do que em casa, tendo como atores coadjuvantes seus próprios pais?

Não há lugar nem companhia melhores do que essas para o filho tentar assumir uma posição conflitante. É que, em família, há ainda algumas garantias: a de afeto que independe de opiniões e de posturas diferentes, por exemplo. E hoje está bem difícil, no mundo adulto, ser capaz de conflitar com pessoas de opiniões e convicções diferentes e, ainda assim, continuar a depositar afeto amigo nelas, não é verdade?

Você tem filhos adolescentes e fica magoado por eles serem egoístas, pensarem somente neles sempre e nem demonstrarem gratidão por tudo aquilo que você fez –e ainda faz– por eles? Não, não permita que essa emoção se desenvolva dentro de você.

A adolescência é o último período na vida em que é possível priorizar-se sempre. Na vida adulta, é preciso cuidar de outras pessoas –filhos, por exemplo– e preocupar-se com elas, renunciar a coisas das quais gostamos muito, mesmo que temporariamente, assumir responsabilidades que lotam o tempo, trabalhar, mesmo que não seja remunerado, entre outras coisas. Por isso, alguns jovens parecem egoístas. Mas não: eles estão apenas desfrutando do tempo limite que têm para tanto.

Além disso, a gratidão é uma virtude que prescinde de algo a dar ao outro: o simples prazer de ter recebido já sinaliza a sua presença. E, em geral, o reconhecimento do trabalho, da dedicação e do empenho dos pais com os filhos, mais do que gratidão, costuma vir depois da adolescência, ou seja, com a chegada da maturidade.

Você tem filhos adolescentes e eles vivem provocando você, pegando pesado em seus pontos sensíveis, e estão sempre dispostos a medir forças –e isso o irrita demais? Não, não se aborreça com esse comportamento deles que pode ter várias motivações.

Uma delas é dizer a você, com clareza, que ele cresceu. Pense bem, caro leitor: em diversos momentos, tratamos os filhos adolescentes como se eles ainda fossem crianças. E fazemos isso não apenas em determinadas situações, mas também na própria convivência com eles. Então, desajeitadamente, essa pode ser uma das maneiras que eles encontram para dar o recado aos pais de que não são mais crianças.

Você tem filhos que parecem que não aprendem o que você vive a ensinar, que sempre se esquecem de fazer o que você manda, que adoram transgredir as regras que você impõe?

Ah! E tem época melhor para fazer isso tudo do que essa de filho ainda sem vida própria? Deveria ser considerada prerrogativa dos filhos a transgressão das regras.

Você tem filhos adolescentes? Então, aumente sua dose diária de paciência, perseverança e disponibilidade para a tutela: seu trabalho com ele está para terminar. E fechar o ciclo que durou mais ou menos 20 anos é trabalhoso mesmo!


ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de "Como Educar Meu Filho?" (Publifolha)

 

 
Filie-se à Udemo