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UDEMO | 16/04/15 13:52 | Atualizado em 16/04/15 13:54


Matéria publicada no O Globo, 16 de Abril de 2015.

Professores recebem penas de 20 anos de prisão por alterarem notas de alunos

Nove educadores que trabalhavam em uma escola pública de Atlanta foram condenados à prisão por fazerem parte de um esquema que inflava notas de alunos em testes padronizados promovidos pelo estado da Georgia, nos EUA. Três deles receberam penas de 20 anos de prisão, decisão mais dura do que a penalidade sugerida pelos defensores públicos. O juiz Jerry Baxter classificou o caso como `a coisa mais doentia que já aconteceu nesta cidade`.

Dois professores negociaram com os promotores no início do processo. Nestes dois casos, a professora Pamela Clevelan teve prisão domiciliar decretada por um ano e o coordenador de teste Donald Bullock terá que ficar preso durante seis meses. Ambos também concordaram em se desculparem perante os alunos, os parentes e a corte.

Os outros oito sentenciados devem ter penas que variam de um a sete anos de prisão atrás das grades e até 13 anos em liberdade condicional. Ainda há tempo para recorrer da decisão e eles podem aguardar a útima decisão em liberdade caso paguem fiança.

A maioria dos setenciados receberam cinco anos de prisão na cadeia. Além disso, os envolvidos deverão devolver o dinheiro obtido através dos bônus que receberam do governo devido o alto rendimento dos alunos nas avaliações.

ENTENDA O CASO

O caso ganhou destaque em 2009 quando a americana Beverly Hall, então dirigente de um distrito escolar em Atlanta, foi eleita pela Associação Americana de Administradores de Escolas como a superintendente do ano. Foi recebida na Casa Branca pelo ministro da Educação, Arne Ducan pelo seu feito notável: 52 mil alunos dos colégios públicos que administrava, em sua maioria pobres, registravam médias maiores nos exames de avaliação de desempenho do que estudantes de áreas ricas da cidade. Porém, a Justiça descobriu fraude nas notas.

Beverly Hall foi formalmente acusada, junto com 34 educadores sob seu comando, de fraudar as notas dos alunos, orientando professores a apagar com borrachas e corrigir as respostas erradas nos testes que avaliam as escolas. Ao total, foram apontados cerca de 180 funcionários envolvidos. A motivação seria o recebimento de bônus financeiros atrelados ao desempenho dos estudantes. Por causa dessas recompensas, Beverly, além de famosa, ficou rica: ganhou US$ 500 mil em bônus de performance.

O escândalo gerou um intenso debate sobre a recompensa por mérito nos Estados Unidos, país que mais aplica a fórmula — inspirada em práticas empresariais — nas escolas.


 

 

 

 
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