Busque em nosso site

Siga-nos no Twitter

 

 

Texto da Semana - 2014

15/12/14 a 22/12/14

O convívio social exige a obediência às regras da sociedade. Quem rouba, mata ou trafica, por exemplo, está fora das regras, isto é, fora da lei - e por isso tem que ser punido. Punir é condição essencial para tornar viável a vida em sociedade. Se quem viola as normas sociais não é punido, os demais se sentem à vontade para também violar aquelas normas. (F. Gullar)

08/12/14 a 15/12/14

As leis que regulam o trabalho e a produção não podem ficar congeladas no tempo. Se ficarem, condenarão a sociedade e o país ao atraso e à pobreza. É preciso que as pessoas e a política entendam isso com a maior clareza. Na realidade do século 21, as leis que tratam do trabalho não podem mais ser discutidas num cenário de luta de classes ou de conflito entre trabalhadores e empresários. Ao contrário, esse debate deve se dar num clima de cooperação e de entendimento, pois os desafios econômicos reais exigem uma visão compartilhada. (Kátia Abreu)

24/11/14 a 01/12/14

A relação do poder público com os cidadãos do Brasil é, sistematicamente, há muito tempo, de descaso e desrespeito, se não de abuso. A escola e a saúde públicas são o destino resignado dos desfavorecidos. (C. Calligaris)

17/11/14 a 24/11/14

Eu me sinto devedor ao país, que me deu tudo o que eu tenho, desde uma formação em escolas públicas a professores extraordinários que eu tive, de modo que eu devo ao país, e ao país eu devo fazer o melhor que eu puder fazer. (Luís Roberto Barroso, Ministro do STF, que deve ter estudado em escolas públicas há mais de quarenta anos)

10/11/14 a 17/11/14

Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida. (Machado de Assis)

03/11/14 a 10/11/14

Quanto mais prezamos o indivíduo, tanto mais sonhamos com o amor e o ideal comunitário. Esse paradoxo nos define. Estamos em conflito permanente entre nossa aspiração individual e nossos sonhos amoroso e comunitário. (Contardo Calligaris)

27/10/14 a 03/11/14

Uma tese defendida pela revista "The Economist", com a qual concordo, é a de que, no futuro, devido ao envelhecimento da população e ao aumento da prevalência das doenças crônicas, vai ser economicamente inviável formar tantos médicos quantos seriam necessários pelos padrões do século 20. Isso exigirá ampliar as responsabilidades de outros profissionais da saúde, reservando o médico para casos de maior complexidade. (H. Schwarstman)

20/10/14 a 27/10/14

Ficar concentrado em algo que exige muito de nossa atenção tem sido cada vez mais difícil e doloroso. Vivemos num mundo que nos diz, incessantemente, que precisamos ter satisfação logo, que a dor precisa ser evitada e/ou suprimida, que a felicidade é a melhor escolha. (Rosely Sayão)

13/10/14 a 20/10/14

As sociedades contemporâneas estão medicalizando os mais básicos sentimentos humanos --o medo, a ansiedade, a angústia-- procurando uma resposta química e imediata para eles. (J. P. Coutinho)

06/10/14 a 13/10/14

O que é válido para a felicidade é válido para a infelicidade. Até porque a segunda é condição para haver a primeira. Sabemos o que é a felicidade porque sabemos o que é a infelicidade. E também porque aprendemos algo com as nossas infelicidades. (J. P. Coutinho)

29/09/14 a 06/10/14

Existe, em geral, uma glamorização muito maior da concepção das políticas, dos debates públicos e das defesas ideológicas acaloradas do que da execução diária, do desdobramento dos processos e da rotina de execução. (Priscila Cruz)

22/09/14 a 29/09/14

Existe, em geral, uma glamorização muito maior da concepção das políticas, dos debates públicos e das defesas ideológicas acaloradas do que da execução diária, do desdobramento dos processos e da rotina de execução. (Priscila Cruz)

15/09/14 a 22/09/14

As principais falhas na área educacional no Brasil estão relacionadas à má distribuição e à gestão ineficiente dos recursos. Os gastos públicos com estudantes universitários ainda são, por exemplo, mais do que cinco vezes maiores do que com alunos da educação infantil. E a educação infantil e os primeiros anos do ensino fundamental são os que mais precisam de investimentos. (Naércio Menezes)

08/09/14 a 15/09/14

Eu, que sempre coloquei em dúvida a masculinidade daqueles excessivamente preocupados ou ofendidos com a homossexualidade alheia, gostaria de saber em que porta de botequim os nobres deputados ouviram falar que o homossexual é um doente à espera de tratamento psicológico. (Drauzio Varella)

01/09/14 a 08/09/14

Comportamento homossexual tem sido descrito em répteis, pássaros e mamíferos, animais que na evolução divergiram há mais de 100 milhões de anos. Se o comportamento homossexual está documentado em animais tão distintos quanto répteis, aves e mamíferos, é porque a homossexualidade é mais antiga do que a humanidade. (Drauzio Varella)

25/08/14 a 01/09/14

Penso que a democracia funciona, mas não porque maiorias sejam portadoras da verdade. A democracia vem dando certo porque consegue canalizar os conflitos sociais para formas não violentas de disputa. Tem ainda o dom de fazer com que as visões mais extremadas do espectro político se anulem pelo voto, deixando a decisão para os setores moderados. Ela também transforma a sociedade num grande experimento em que os atores podem aprender com seus erros. (H. Scwartsman)

18/08/14 a 25/08/14

A modernidade é sedenta de técnicas de controle de si (dietas, prescrições, treinos, meditações etc.). Há menos controle externo (religioso ou político) sobre nossa vida; aumenta a necessidade de controle que nós mesmos exerceríamos sobre nós. Nessa tarefa, a ajuda de drogas e remédios é bem-vinda --para controlar nossa vida cotidiana, conter a tristeza, as variações de humor, a ansiedade, a preocupação etc. (C. Calligaris)

11/08/14 a 18/08/14

Hoje, os pais projetam para a instituição escolar a responsabilidade pela educação total dos filhos, imiscuindo-se de seu dever principal. Nessas condições, cabe ao docente a tarefa de inculcar nos estudantes valores que concerniam aos estamentos familiares. (G. Lipovetsky)

04/08/14 a 11/08/14

O espaço educacional, que deveria promover o progresso do saber e a conscientização cidadão dos indivíduos, se converte em um local de conflito e exclusão. Talvez a crise da organização familiar seja uma das possíveis causas para a degradação do tecido social e sua inerente manifestação na conturbada realidade estudantil da contemporaneidade. Os valores morais e o senso de cidadania devem ser ensinados em especial pela família, cabendo a um estabelecimento de ensino transmitir os conteúdos pedagógicos de cada disciplina e reforçar, mediante a convivência pública cotidiana, a consciência cidadã. (J. F. Lyotard)

28/07/14 a 04/08/14

O "puro mal" só existe em nossas cabeças. De um modo geral, até o mais frio assassino acredita ter razões que justificam seu ato. Experimentos conduzidos por psicólogos sociais mostraram que mesmo pessoas tidas como normais cometem verdadeiras barbaridades, se a situação as levar a isso. (H. Schwartsman)

21/07/14 a 28/07/14

Quer ficar pobre, mas pobre mesmo? Aplique todo o seu capital comprando ações da gratidão. São os papéis que mais rapidamente desvalorizam no mercado, com a vantagem de se tornarem negativos. Ou seja: você começa no lucro e acaba devendo. (Francisco Daudt)

14/07/14 a 21/07/14

As leis fundamentais não podem ter a estabilidade, o caráter dogmático duma religião. As religiões mesmo se alteram. As leis são feitas para uma dada circunstância; passada ela, caduca a lei. A Carta é o regulamento do sistema constitucional. Considerado bom em si e supremo o princípio, a maneira de o regularizar pode ter necessidade de alterações. A revisão das constituições é dos métodos mais fecundos e mais filosóficos de governar. (Eça de Queirós)

29/06/14 a 07/07/14

Considerando que, numa democracia representativa, partidos deveriam ser um intermediário entre mandatários e a sociedade, definindo a linha de atuação política e as prioridades daquele grupo específico, 30 partidos são um rematado exagero. Especialistas como o cientista político Klaus von Beyme foram capazes de identificar apenas nove famílias de legendas, cobrindo um espectro que vai do comunismo ao conservadorismo, passando pelos libertários e pelos verdes. (H. Schwartsman)

23/06/14 a 29/06/14

Não existe arte, grande arte, sem ordem, grande ordem. Escreve-se melhor quando não existe a angústia suplementar da falta de dinheiro. Mas também se escreve melhor quando não existe a angústia suplementar de podermos ser perseguidos, presos ou mortos. (J. P. Coutinho)

16/06/14 a 23/06/14

Ser obsessivo não é nenhuma doença --pelo contrário, pode ser uma vantagem na vida. Os obsessivos são pontuais, fazem as coisas direito, são honestos, limpos, meticulosos, precisos, rigorosos, arrumados, perfeccionistas, carregadores de piano, essas coisas. O problema ocorre quando essa obsessão escapa ao controle, dando origem ao TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo. (Francisco Daudt)

09/06/14 a 16/06/14

Hoje, há uma tentativa equivocada de transformar toda experiência de sofrimento em uma patologia a ser tratada. Mas uma vida na qual todo sofrimento é sintoma a ser extirpado é uma vida dependente de maneira compulsiva da voz segura do especialista, restrita a um padrão de normalidade que não é outra coisa que a internalização desesperada de uma normatividade disciplinar decidida em laboratório. Ou seja, uma vida cada vez mais enfraquecida e incapaz de lidar com conflitos, contradições e reconfigurações necessárias.

02/06/14 a 09/06/14

Se fosse tão fácil para cotistas apresentar rendimento superior ao de não cotistas, como sugeriram alguns trabalhos divulgados com alarde poucos anos atrás, ninguém estaria discutindo cotas. É justamente porque são piores que a ideia de ação afirmativa se coloca. (H. Schwartsman)

26/05/14 a 02/06/14

Direitos humanos não são violados apenas por conta do terrorismo, repressão ou assassinatos, mas também por injustas estruturas econômicas que criam grandes desigualdades. ( Jorge Mário Bergoglio - Papa Francisco 1º)

19/05/14 a 26/05/14

Trabalhos feitos em diversos países mostram que a religião, pelo menos no mundo moderno, interfere muito menos do que se imagina no comportamento e nos juízos éticos das pessoas. (H. Schwartsman)

12/05/14 a 19/05/14

As pessoas odeiam quem quer falar a sério. Não querem mais um papa, e sim um consultor de sucesso espiritual e Ratzinger não tem vocação para isso. A maioria das pessoas quer apenas comprar, divertir-se, ter uma autoestima alta, gozar livremente, não sentir culpa alguma; enfim, ter uma vida moral de criança de dez anos de idade. (Luiz Felipe Pondé)

05/05/14 a 12/05/14

Estamos paralisados pela dor diante de tanta e incompreensível destruição, que ceifou vidas humanas, que privou muitos da própria casa e lar. Até a hipótese de que por cima do céu estrelado deve habitar um Pai bom nos parece discutível. O Pai bom está sozinho acima do céu estrelado? A sua bondade não chega até nós aqui embaixo? Procuramos um Deus que não domina à distância, mas que entre na nossa vida e no nosso sofrimento. Não temos necessidade de um discurso irreal de um Deus distante e de uma fraternidade não exigente. (Papa Bento XVI, após um terremoto em Aquila, na Itália)

28/04/14 a 05/05/14

Direitos humanos não são violados apenas por conta do terrorismo, repressão ou assassinatos, mas também por injustas estruturas econômicas que criam grandes desigualdades. ( Jorge Mário Bergoglio - Papa Francisco 1º)

 

21/04/14 a 28/04/14

Trabalhos feitos em diversos países mostram que a religião, pelo menos no mundo moderno, interfere muito menos do que se imagina no comportamento e nos juízos éticos das pessoas. (H. Schwartsman)

14/04/14 a 21/04/14

As pessoas odeiam quem quer falar a sério. Não querem mais um papa, e sim um consultor de sucesso espiritual e Ratzinger não tem vocação para isso. A maioria das pessoas quer apenas comprar, divertir-se, ter uma autoestima alta, gozar livremente, não sentir culpa alguma; enfim, ter uma vida moral de criança de dez anos de idade. (Luiz Felipe Pondé)

07/04/14 a 14/04/14

Estamos paralisados pela dor diante de tanta e incompreensível destruição, que ceifou vidas humanas, que privou muitos da própria casa e lar. Até a hipótese de que por cima do céu estrelado deve habitar um Pai bom nos parece discutível. O Pai bom está sozinho acima do céu estrelado? A sua bondade não chega até nós aqui embaixo? Procuramos um Deus que não domina à distância, mas que entre na nossa vida e no nosso sofrimento. Não temos necessidade de um discurso irreal de um Deus distante e de uma fraternidade não exigente. (Papa Bento XVI, após um terremoto em Aquila, na Itália)

31/03/14 a 07/04/14

É graça divina começar bem. Graça maior é persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca. (D. Hélder Câmara)

24/03/14 a 31/03/14

Minha disposição é a mais pacífica. Os meus desejos são: uma humilde cabana com um teto de palha, mas boa cama, boa comida, o leite e a manteiga mais frescos, flores em minha janela e algumas belas árvores em frente à minha porta; e, se Deus quiser tornar completa a minha felicidade, me concederá a alegria de ver seis ou sete de meus inimigos enforcados nessas árvores. Antes da morte deles, eu, tocado em meu coração, lhes perdoarei todo o mal que em vida me fizeram. Deve-se, é verdade, perdoar os inimigos - mas não antes de terem sido enforcados. (Heinrich Heine)

17/03/14 a 24/03/14

Jamais conseguiremos ter bons médicos em número suficiente num país onde o ensino básico, tanto o público quanto o privado, é desastroso, como é o caso do Brasil. (Hélio Schwartsman)

10/03/14 a 17/03/14

Vale aqui o princípio geral de que devemos desconfiar das exclusividades. Sempre que um grupo ganha o direito de fazer algo em caráter monopolístico, o mais provável é que a sociedade esteja perdendo. (Hélio Schwartsman)

24/02/14 a 03/03/14

Se faço tais considerações, é porque tenho a impressão de que nossos legisladores e os responsáveis pela efetivação da Justiça parecem ter esquecido o verdadeiro propósito da punição. Sentem-se culpados em punir e, por essa razão, criam leis ou as aplicam de modo a, por assim dizer, anular a punição. Frequentemente, um prisioneiro deixa a prisão para visitar a família, some e volta ao crime. E você acha mesmo que um jovem de 16 anos não sabe que roubar e matar é errado? Mas nossas leis acham que não. Tal procedimento não ajuda a ninguém. (Ferreira Gullar)

17/02/14 a 24/02/14

A nota média geral do Enem 2011 por escola foi 494,8, 16,4 pontos menor que a nota média registrada em 2010 (511,21). De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, a média das escolas privadas é 569,2, contra 474,2 das instituições públicas - uma diferença de 95 pontos. Participaram do Enem 2011 891.070 estudantes de escolas públicas e 246.743 de particulares. Segundo Mercadante, isso se deve à retirada da redação do cálculo. Só foram consideradas as provas corrigidas pela TRI (Teoria de Resposta ao Item).

10/02/14 a 17/02/14

A educação exerce também um efeito em cascata. O nível de escolaridade dos pais pesa muito no desempenho escolar dos filhos. As gerações futuras tendem a se beneficiar do esforço da presente. Derek Bok)

03/02/14 a 10/02/14

A escolaridade, mais que a posse de bens, tem correlação predominante com a posição de classe. No estrato mais alto, 77% têm ensino superior e só 44% frequentaram escolas públicas. Mesmo na classe média alta, a diferença se evidencia: 75% têm ensino médio e 75% cursaram instituições públicas. (Pesquisa Datafolha, de 2012)

27/01/14 a 03/02/14

Deve-se dar às pessoas aquilo de que elas mais gostam, que é a oportunidade de falarem de si mesmas, tendo paciência para ouvir o que cada um tem a dizer. (Franz Paulus)

20/01/14 a 27/01/14

A razão humana não surgiu para aumentar o nosso conhecimento e nos aproximar da verdade, como querem os modelos clássicos, porém mais simplesmente para nos fazer triunfar em debates. (Hugo Mercier e Dan Sperber)

13/01/14 a 20/01/14

Se o conteúdo dos livros estiver de acordo com o livro de Alá, podemos viver sem eles, pois o livro de Alá nos basta. Por outro lado, se o conteúdo não estiver de acordo com o livro de Alá, não temos por que preservá-los. (Califa Omar, sobre a biblioteca de Alexandria)

06/01/14 a 13/01/14

O universo é indiferente a nós, a nosso comportamento e a nosso destino; somos apenas uma peça minúscula de algo inconcebivelmente maior. E isso não deve nos fazer tremer de medo. Na verdade, devemos aceitar o mundo com embevecimento, gratidão e reverência. (Giordano Bruno)

Textos publicados em 2013.

Textos publicados em 2011.

Textos publicados em 2010.