Leituras

 

 

UDEMO | 27/11/14 9:51 | Atualizado em 2/12/14 9:38


Matéria publicada no Portal Uol Educação, 23 de Outubro de 2014.

Aulas Inspiradoras

LEO FRAIMAN

Fica claro então que a comunidade também deve estar entre nossos compromissos principais
A postura do educador influencia na motivação de seus alunos e em seu impacto na comunidade, através das aulas e da unidade de visões com a instituição.

Somos seres biopsicossociais e nos mostramos como nos mostramos diante de um contexto que nos inspira, ou nos pira. Em ciências humanas, nada pode ser entendido como `todo mundo`, `ninguém` ou `nunca`, pois essa atitude generalizadora não leva em conta o ser como indivíduo. É por isso que dizemos que não há determinismo nesse campo de conhecimento.

E a sua aula? Ela produz o quê em seus alunos? Na mesma escola em que certos professores saem da sala de aula cabisbaixos, pois `nada funciona` e `eles (alunos) não querem nada com nada`, há sempre alguns educadores que se comprometem de uma maneira diferente e que conseguem criar relações sadias e produtivas com os (mesmos) alunos e estes educadores saem com uma sensação boa no peito, de que são importantes, que suas matérias são assimiladas e que sua vida tem valor. Ora, na mesma escola acontecem fenômenos tão diferentes, por quê? Pois não são os mesmos alunos. Uns são ´pirados´, outros inspirados. O que nos interessa é encontrar caminhos para alcançarmos a excelência em nossas aulas.

Temos compromisso ainda com a ética, com o desafio de promover o bem comum, resguardar valores humanos para todos, respeitando as diferenças e a harmonia da sociedade. Isso implica usar de firmeza e afetividade em equilíbrio, ter o empreendedorismo como um valor inegociável e buscar ser um líder exemplar, inspirador.

Afinal de contas, quando uma aula não se mostra produtiva, quando a escola não conseguem bons resultados, de nada basta dizer para os alunos coisas como: `Eu já passei no vestibular, se vocês não querem aprender, problema de vocês`. `Aula dada, pessoal, azar de vocês... se não colaboram, estou pouco me lixando`.

Pois não somente os alunos perdem, como seus pais também saem prejudicados por terem confiados numa escola que a traiu em suas expectativas e necessidades e a sociedade como um todo receberá pessoas despreparadas para a vida e para o mercado de trabalho. E o mais prejudicado é o próprio educador. Pois quando as coisas vão mal, eles acabam tendo que conviver muitas de suas horas de vida em um ambiente que se mostra insalubre e triste, no lugar de feliz e animado.

Fica claro então que a comunidade também deve estar entre nossos compromissos principais. A partir de nossa unidade de visões, propósitos, metas e ações cotidianas, podemos promover a sustentabilidade de nossos valores e formar uma comunidade social e profissional. E, a partir da força de nossa comunidade, impactar a sociedade como um todo. As atitudes que levam a isso são: compartilhar dados, fotos, pesquisas, leituras e práticas bem-sucedidas; oferecer e pedir apoio; aprender com os pares; e, se preciso, ajudá-los.


 

 

 
Filie-se à Udemo